Ricardo Maurício vence no Velopark (Foto: Reprodução Stock Car)

Olá amigos que, como eu, tanto admiram as curvas das Bellas que passam por aqui. Estou de volta para falar mais uma vez de outro tipo de curva, aquelas que recebem carros de competição todo final de semana em pistas mundo afora. Dessa vez, o destaque é para Indy e Stock Car.
 
Stock no novo Velopark
 
No que diz respeito ao automobilismo no Brasil, poucos projetos são tão ousados. Em Santa Rita do Sul, região da Grande Porto Alegre, empresários do estado resolveram construir um complexo com pista profissional de kart, retas para arrancadas e, claro, um traçado para receber as principais corridas do país, e, por que não, da América do Sul.
 
Como toda pista nova, sempre há alguma coisa para ser melhorada, mas Velopark já conta com uma das principais estruturas para competição de carros do país. A pista é curta (pouco mais de dois quilômetros), mas isso não tirou a emoção da terceira etapa do ano do Campeonato Brasileiro de Stock Car, prova esta que foi vencida por Ricardo Maurício após quatro entradas do Safety Car.
 
A rodada de Antonio Pizzonia antes da largada e a perda de uma roda traseira de Max Wilson ocasionaram a primeira entrada do carro de segurança. O incêndio no carro de Constantino Junior (sim, o dono da Gol Linhas Aéreas) causou a segunda intervenção. Essa foi a deixa para que todos os pilotos parassem nos boxes e Ricardo Maurício assumisse a liderança, que até o momento era do paraibano Valdeno Brito, que caiu para quinto.
 
Na volta seguinte à saída do Safety Car ele teve de voltar à pista, pois Pedro Gomes rodou e foi atingido por Allan Hellmeister e Ricardo Zonta (que pilota o carro de Corinthians). A última entrada aconteceu após Thiago Camilo rodar na curva 1.

Ricardo Maurício venceu a prova, após conquistar a posição nos boxes com um bom trabalho de sua equipe, e o segundo colocado foi o também paulista Átila Abreu, que, ao parar nos boxes, optou por não trocar pneus e essa economia lhe rendeu o lugar no pódio. O gaúcho Julio Campos foi o terceiro. O campeonato agora tem Átila Abreu como novo líder, com 49 pontos, e Ricardo Maurício como o segundo colocado, com 45.
 
Acesso
 
Na categoria de acesso à Stock, a Copa Montana, Ítalo Silveira conquistou a primeira vitória de sua carreira como piloto ao se livrar de acidentes em mais uma prova movimentada no Velopark. Diogo Pachenki, que já disputou a categoria principal, foi o segundo, e Lucas Finger o terceiro. Pachenki é o líder do campeonato com 40 pontos, e o vencedor do dia divide a segunda posição com Julio Campos (sim, o mesmo que chegou em terceiro na Stock). Ambos têm 25 pontos.
 
Ovais na Indy



O neozelandês Scott Dixon comemora a vitória na etapa do Kansas (Foto: Orlin Wagner/AP)
 
A Fórmula Indy iniciou também, nesse último final de semana, sua temporada de provas em circuito oval. A primeira disputa foi no Kansas, e a vitória ficou com o neozelandês Scott Dixon. Durante a primeira metade da prova, Dixon disputou intensamente com Ryan Briscoe da Penske, e levou a melhor apenas quando chegava à metade da disputa, onde pôde abrir vantagem e se tranquilizar na frente. Briscoe perdeu contato com os líderes com algumas bandeiras amarelas.
 
Tony Kanaan foi o melhor brasileiro na prova e ainda aproveitou para ganhar mais posições quando a última bandeira verde foi acionada. Por muito pouco, ele não conseguiu ultrapassar o segundo colocado, o escocês Dario Franchitti. Esses três pilotos – Dixon, Franchitti e Kanaan – formaram o pódio da etapa. Helio Castro-Neves também foi muito bem ao chegar à quarta posição.
 
Will Power, que enfrentou vários problemas durante a etapa, é o líder do campeonato, com 190 pontos, seguido por Dixon, com 164, e Castro-Neves, com 162.
 
A próxima etapa do campeonato é a 500 Milhas de Indianápolis, a principal prova do automobilismo mundial, que no ano passado foi vencida por Helinho pela terceira vez na carreira. Que venha mais uma vitória para o Brasil.
 
Semana que vem tem mais, com a quinta etapa do mundial de Fórmula-1, o Grande Prêmio da Espanha. Até lá.

Carlos Garcia
www.twitter.com/CarlosGarcia


Comentários

Deixe seu comentário


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha