Tudo sobre os foguetes SpaceX
Saiba tudo sobre os foguetes da SpaceX, empresa do bilionário da tecnologia Elon Musk.
A empresa SpaceX foi fundada pelo famoso bilionário da tecnologia Elon Musk em 2002 (também CEO da Tesla Motors). Desde então, vem surpreendendo ao longo desses 18 anos com foguetes reutilizáveis - barateando o acesso ao espaço com missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS).
Conheça a evolução dos foguetes da SpaceX:
Falcon 1
Falcon 9
Grasshopper
O protótipo foi desenvolvido para conquistar a experiência no pouso dos Falcon 9. Ele não foi um foguete comercial, mas projetado para voos de baixa altitude em nossa atmosfera. Em outubro de 2013, o Grasshopper chegou a 744 metros de altitude. Falcon Heavy

No estilo peso pesado, o Falcon Heavy é capaz de colocar 63,8 toneladas em órbita, contra 22,8 toneladas da versão recente do Falcon 9. Seu primeiro voo foi realizado em 2018, enviando ao espaço o Tesla Roadster Vermelho dirigido por um manequim de traje espacial da empresa, ao som de “Life on Mars” de David Bowie.
Crew Dragon

Projetado para carregar até sete tripulantes para missões à órbita terrestre, o Crew Dragon não é classificado como foguete, mas sim como cápsula. Em maio de 2020 levou os astronautas Behnken e Doug Hurley até a ISS. Assim como o Falcon 9, ele pousa no oceano com auxílio de paraquedas.
Starship
Muito falado nas últimas semanas, a Starship é o atual projeto da empresa SpaceX. O desenvolvimento segue acelerado com a intenção de levar os astronautas à lua e colonizar Marte. SN8, SN9 e SN10 atingiram o solo, mas explodiram com o impacto. SN11 não teve muita sorte e começou a explodir no ar. O lançamento da SN15 foi adiado para o começo de maio, mas ainda sem data certa.Publicado em: 03/05/2021
Última atualização: 13/11/2025
1 comentários