eVTOL: o carro voador da Embraer
Carro voador da Embraer poderá custar mais de 500 mil dólares.
Revelado em março deste ano, o “carro voador” da Embraer (eVTOL - electric vertical take-off and land, que significa Decolagem e Aterragem Vertical Elétrica ) poderá custar entre US$ 500 mil e US$ 600 mil dólares, para ser viável. A ideia é transformar em um novo meio de transporte popular e também táxi aéreo.
O carro voador possui aparência de drone, com hélices rotativas e motores de empuxo na traseira. A primeira venda do eVTOL foi anunciada em 1 de junho, para a empresa de táxi aéreo Halo nos EUA e Reino Unido. O acordo envolve a produção de 200 aeronaves e desenvolvimento de operações nos países.
No dia 6, a Eve (empresa criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana) fechou mais uma parceria. Agora com a Helisul Aviation, operadora de helicópteros da América do Sul, realizou o pedido de até 50 eVTOLs com entrega até 2026.
A parceria mais antiga é a Uber, que deu início ao projeto, com a subsidiária EmbraerX. Em julho a Eve fez o primeiro voo do simulador. Em outubro, o modelo em escala de tamanho reduzido realizou seu voo. A aeronave terá pilotos e também será apta para operar no futuro.
Publicado em: 15/06/2021
Última atualização: 09/07/2025
1 comentários