créditos: Getty Images

O tamanho realmente importa

Formas, tamanhos e materiais das taças fazem uma grande diferença na hora de beber um vinho. Para poder desfrutar de um bom vinho é necessário levar em conta alguns detalhes. Não é suficiente ter só uma boa garrafa de vinho, devemos servi-lo numa taça adequada e com a temperatura correta de serviço.

O conceito básico é que o tipo do vinho define o tipo de taça, sua forma e seu tamanho. Há várias décadas descobriu-se que um mesmo vinho servido em diferentes taças, mudava seus aromas e sabores. Por incrível que pareça, um vinho que tem aromas frutados e florais numa taça, pode se perceber alcoólico ou vegetal em outra, como também seu gosto pode mudar, estar perfeitamente equilibrado numa e em outra apresentar alguma aresta, como por exemplo, acidez elevada.

Uma taça de vinho deve ser composta de três partes, cálice, haste e base, feita de cristal ou vidro fino transparente, o cálice com forma de tulipa fechada, para compor o que chamamos de câmara de aromas, pois se fosse aberta perderíamos os aromas do vinho. Para comprovar isto, é interessante fazer um simples teste, servir o mesmo vinho em uma taça, com a forma descrita anteriormente, e em outra com a boca mais aberta ou num copo. Perceba primeiro os aromas do vinho na taça e em seguida os do copo, você verá que neste último é quase imperceptível.

Nunca esqueço da primeira ´degustação de taças´ que participei, organizada pela Cristaleria Austríaca Riedel, uma das principais na elaboração de taças para vinhos. Com o conceito de que o conteúdo determina a forma, a empresa desenvolve taças com características específicas para cada tipo de vinho, como também para outras bebidas. A ideia da degustação era servir um mesmo vinho em diferentes taças para ver quais eram os resultados organolépticos, e posso garantir que a maioria dos participantes ficaram surpresos.

Os vinhos tintos, em geral, necessitam de taças maiores e os brancos de tamanhos intermediários, isso influencia muito na intensidade e qualidade dos aromas. A forma, que também colabora com a expressão aromática, determina como o vinho é enviado para a nossa boca. Por exemplo, para um vinho de acidez moderada, se procura uma forma que envie o líquido para o centro da língua e para um vinho de acidez marcante, que passe pelo ápice para destacar o caráter frutado e o equilíbrio com os demais sabores, o qual é o principal objetivo. Se prestarmos atenção, vamos notar que alguns formatos de taças, ao bebermos, nos fazem levantar a cabeça mais do que outros, enviando o vinho a diferentes partes da língua. Taças ou copos com a boca mais aberta, além de perder aromas, podem fazer que o vinho seja enviado para as laterais da língua, acentuando sabores ácidos.

Em relação ao material, sem dúvida, o melhor é o cristal, pela sua fineza, acabamento e transparência. Taças com gravuras ou cores podem ser bonitas, mas não são adequadas para degustar, já que atrapalham a leitura visual, que é o primeiro contato que temos com o vinho e o primeiro passo da degustação.

Por todas essas diferenças percebidas de um mesmo vinho em diferentes taças, um grupo de especialistas franceses criaram por volta de 1970, uma taça normalizada para degustação, hoje utilizada por todos os degustadores do mundo, a fim de que um mesmo vinho possa ser avaliado da mesma forma em diferentes lugares.

Um vinho de qualidade requer uma taça adequada, a qual faz muita diferença, acentuando o equilíbrio das características aromáticas e gustativas, entre outros, mas não transforma um vinho de baixa qualidade ou com algum defeito em um bom vinho. A temperatura de serviço correta também é muito importante, como ainda, uma boa harmonização com algum prato e principalmente uma agradável companhia. Quando temos um excelente vinho, talvez não devêssemos pensar tanto com que vamos acompanhá-lo e sim com quem vamos bebê-lo e desfrutá-lo.




Mario R.Leonardi
mario@missaosommelier.com.br
 www.missaosommelier.com.br


Mario R. Leonardi


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha