
Dicas para harmonizar vinho tinto
Transformando seu almoço ou jantar, a harmonização de vinhos pode deixar qualquer refeição ainda mais prazerosa. Complementando um ao outro, a mistura dos aromas, texturas e sabores despertam nossas sensações olfativas e gustativas.
Com a cor mais escura, os vinhos tintos variam do vermelho escuro, quase preto, até o vermelho claro - utilizando diversas uvas como: Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec,
Merlot, Pinot Noir, Sangiovese, Syrah (Shiraz), Tannat, Tempranillo, Touriga Nacional.
O tanino é uma substância natural importante para a longevidade do vinho. Porém, contribui diretamente na sua elevação alcoólica, níveis de acidez e estrutura final da bebida. O resultado tem relação direta com a harmonização de certos pratos. Existem 3 subdivisões de vinhos tintos:
Encorpado - Níveis elevados de tanino e álcool: Malbec, Syrah, Tempranillo e Cabernet Sauvignon.
Corpo médio - Acidez moderada, menor carga tânica: Carmenere, Merlot, Cabernet Franc.
Corpo leve - Mais ácidos, com menos tanino e menos teor alcoólico: Pinotage, Gramay, Grenache, Pinot Noir.
Quais os alimentos que harmonizam com vinho tinto?
Malbec, Syrah, Tempranillo e Cabernet Sauvignon harmonizam com queijos duros, embutidos, carnes vermelhas com bastante gordura e vegetais cozidos com mais temperos.
Carmenere, Merlot e Cabernet Franc ficam ótimos com embutidos, cogumelos, carnes vermelhas magras e queijos como provolone, emmental e gruyère.
Pinotage, Gramay, Grenache, Pinot Noir por serem mais leves, caem bem com queijos brancos moles como Coulommiers, Brie e Camembert. Também é ideal para consumir com pães e cogumelos.
Devido ao tanino presente nos vinhos tintos, a mistura com peixes e frutos do mar apresenta um sabor metálico e amargo. Para esta combinação, o ideal é apostar nos vinhos brancos ou tintos mais leves. Que tal aproveitar para descobrir suas próprias combinações e preferências?
Preciso