
Cervejas ideais para o Inverno
Pale Ale (APA)
Esse estilo de cerveja surgiu em Burton-on (cidade próxima ao rio Trent, no leste de Staffordshire) na Inglaterra. Após a Primeira Guerra Mundial, ela atingiu a sua forma atual com um toque amendoado. Ela se divide em 4: British Golden Ale, Belgian Pale Ale, American Pale Ale (APA ) (APA) e English Pale Ale (feita com lúpulos ingleses). De origem celta, Pale é uma palavra que significa “pálido” devido a sua claridade e opacidade na coloração.
Indian Pale Ale IPA
Surgidas das Pale Ale, as famosas IPAs contam com sabor e aroma de lúpulo mais acentuado - além do seu amargor característico. Durante uma viagem da Inglaterra para as Índias, os ingleses aumentaram o teor alcoólico adicionando mais lúpulo. As Indian Pale Ale se dividem em 3 estilos: American India Pale Ale (com lúpulos americanos) e Imperial IPA/Double IPA (mais forte que as outras), English India Pale Ale (com lúpulos ingleses.
Stout
Com destaque para o malte torrado, a cerveja stout apresenta aromas de café, chocolate e todde. Você também pode saborear as versões Dry Stout (mais leve e seca), Sweet Stout (com lactose), Oatmeal Stout (com aveia). A Imperial Stout é mais intensa, ideal para harmonizar com fondue ou sobremesas de chocolate.
Porter
Sucesso absoluto nos pubs ingleses, a tradicional cerveja Porter surgiu no início do século XVIII. Seu nome é uma homenagem aos trabalhadores portuários, que eram apreciadores da cerveja escura. Conta com deliciosos aromas que remetem a café, chocolate, castanhas e caramelo. Disponível também no estilo defumada, conhecida como Smoked Porter. Possui teor alcoólico moderado e alta fermentação.