
Vinhos ideais para o verão
Branco, rosé, espumante ou tinto. Nada melhor que o frescor dos vinhos na estação mais quente do ano. Para quem acha que vinho é coisa de inverno, nos países e regiões quentes ele é consumido durante o ano todo. Austrália, Europa Mediterrânea, Chile, Argentina... Esse nobre fermentado vai muito bem seja na lareira ou areia da praia. É preciso levar em conta alguns fatores como, a madeira, acidez e teor alcoólico.
Brancos
Esqueça o medo dos vinhos vendidos no mercado. Vale quase tudo: Sauvignon Blanc, Chardonnay sem madeira - privilegie os com tampa de rosca. Escolha safras mais recentes, Chile, Brasil e beba frio. Esse tipo fica perfeito com ostras e diversos frutos do mar. Os vinhos verdes portugueses também são ótimos companheiros da estação.
Tintos
Cabernet Franc, Uvas Gamay, Pinots, algumas castas portuguesas e italianas. Sem madeira e simples: as regiões são Loire, Toscana, Dão português e alguns básicos da Serra Gaúcha.
Fortificados
Com uma dose de aguardente vínica na sua elaboração, graus acima de 16% de volume: Madeira, Jerez, Portos. Fino ou Manzanilla, são perfeitos como aperitivo no verão. O Porto branco pode ser inclusive usado em drinks: experimente retirar o gim e preparar um belo Porto Tonic.
Espumantes
Existem ótimos espumantes nacionais e franceses fora da região de Champagne - em especial o puro Chardonnay ou blanc de blanc. Aposte em uva Prosecco com baixo teor alcoólico - não esqueça do balde de gelo, vale vidro, prata, plástico, só não se pode ficar sem ele...
Rosés
Não muito comum no Brasil, o vinho Rosé é típico do verão europeu e americano. Muito refrescantes, eles são uma mistura do tinto com o branco - combinam perfeitamente com os pratos da estação. Você pode escolher entre Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir ou Grenache.