créditos: Bella da Semana

Seu cartão de visita!

Na hora de conhecer uma pessoa, seja ele um cliente, um amigo ou até uma paquera, existe uma coisa muito importante na sua aparência, que é o seu sorriso. Dentes saudáveis além de serem fundamentais, podem demonstrar que você é cuidadoso com a sua higiene pessoal.

A saúde dos seus dentes está ligada ao seu sangue e nervos, ao coração e ao cérebro. A gengiva está relacionada com a saúde do seu corpo por inteiro. E por causa disso, a separação que geralmente é feita entre a odontologia e a medicina não é razoável e muito menos saudável.

A maioria das doenças bucais aumenta porque as pessoas consomem muita comida industrializada, ao invés de alimentos naturais. Uma escovação adequada e o uso do fio dental são primordiais. O Brasil tem uma média de 95% dos habitantes que sofrem de cáries e doenças nas gengivas, mesmo com um número alto de dentistas por habitantes. Isso se ocasiona muitas vezes pelos preços dos tratamentos odontológicos ou então falta de cuidado com hábitos simples de higiene, como uma visita periódica a um dentista.

Nas entrevistas de trabalho, além de uma boa apresentação da vestimenta, no caso dos homens, ternos adequados, gravatas com um nó bem feito, sapatos lustrados e cabelos penteados, os dentes mostram como você cuida da sua saúde. Está comprovado que uma boa alimentação, o uso contínuo de fio dental e flúor e ainda uma boa escovação, são essenciais para evitar doenças odontológicas e problemas mais sérios. Isso não quer dizer que você tenha que ter um sorriso parecido com um teclado de um piano, mas sim que deve manter um sorriso saudável, do mesmo jeito que cuida das suas unhas da mão ou da pele do rosto. É esse o conjunto que demonstra os cuidados pessoais que você tem consigo mesmo. E tanto a pessoa que irá entrevistar você, ou a pessoa que você irá receber para uma reunião no seu escritório irá discretamente observar.

Muitos fatores podem influenciar na aparência do seu sorriso, alguns deles é o cigarro, bebidas com corantes, alimentos artificiais e até mesmo alguns tipos de remédios antibióticos. O cigarro é o inimigo numero um dos dentes, além de deixá-los amarelados, ele também enfraquece a gengiva e aos poucos vai criando tártaro nos dentes que podem dar inicio a uma gengivite. A gengivite amolece o dente se não for curada a tempo, ocasionando a perda do dente e a colocação de próteses dentárias de alto custo. Alimentos como café e Coca-cola possuem cafeína, que escurece os dentes. O acúmulo da cafeína causa o amarelamento dos dentes, e a falta de limpeza feita no consultório do dentista, mancha os dentes permanentemente. Alguns remédios, por causa das substâncias liberadas no estômago, podem também amarelar ou até deixar os dentes mais pálidos. Isto ocorre por causa da saliva que está sempre em contato com a boca e age diretamente na cor natural dos dentes.

A falta de alguns dentes ocasiona uma aparência de velhice precoce ou de desleixo com a saúde. Mas o principal da falta de dentes, é que atrapalha muito a dicção, deixando assim a pronuncia de palavras comprometidas. Como a digestão começa ainda na boca, os dentes que estiverem cariados ou que estiverem faltando, torna a digestão mais difícil ao organismo. A boa mastigação ajuda a digestão e assimila melhor os alimentos, absorvendo-os ainda mais.

A prevenção, como sempre é o melhor remédio. Na hora de comprar uma escova de dente, leve em consideração o tamanho da cabeça da escova, para que não machuque caso seja muito grande ou então não limpe o suficiente caso ela seja pequena demais. A maciez das cerdas ajuda na saúde da gengiva e mesmo na hora da escovação a força excessiva ocasiona lesões na gengiva que podem se agravar e causar inflamações. A pasta de dente deve ser de boa qualidade, hoje já existem cremes dentais recomendados e usados por dentistas que cumprem com o que prometem.

O fio dental previne o tártaro removendo as sujeiras que a escova não alcança e também deve ser observado na hora da compra, lembre-se que ele deve manter-se inteiro durante o uso e não desfiar na hora de escorregar entre os dentes. Se seus dentes sangram muito durante a limpeza com o fio dental você pode estar com tártaro e é hora de procurar um dentista para uma limpeza de rotina. A língua também deve ser escovada e o mercado apresenta atualmente escovas especiais para a limpeza da língua, local que abriga bastantes bactérias e impurezas que passam despercebidas por nós.

Enxaguantes bucais além de manter limpos os dentes por muito mais tempo, ainda previnem doenças bucais e eliminam estas bactérias que ficam na língua e entre os dentes. Não há muito mistério, ou seja, uma visita regular ao dentista, o uso contínuo de fio dental, uma boa escovação alimentação saudável vão lhe garantir um ótimo sorriso e também um cartão de visita muito bem apresentado!

Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha