créditos: Bella da Semana

Tire proveito dos alimentos!

Você sabia que alguns alimentos rotulados como inimigos das dietas podem ajudar na sua saúde? Hoje, com a quantidade de estudos a respeito de uma alimentação saudável, cada vez mais aumenta a lista daqueles alimentos que não precisam de sinal vermelho no seu dia-a-dia.
A reeducação alimentar consegue resultados impressionantes sem que você precise deixar de comer bem - com certa moderação.

A acne pode ser evitada se você optar por frutas cítricas como laranja e limão. As folhas e legumes verdes como pepino, erva-doce e alface também ajudam. Aposte naqueles de cores vermelhas e amarelas, como a cenoura, o tomate e o pimentão. A vitamina C e o betacaroteno, responsável pela vitamina A, diminuem o estimulo de produção do sebo.

O chá além de melhorar a capacidade de concentração, ainda aumenta o desempenho no esporte e na taxa metabólica. O chá praticamente não tem calorias, é cheio de antioxidantes, alivia a ansiedade, baixa o colesterol e ainda facilita a digestão. Mas cuidado, o excesso pode alterar o sono e a pressão arterial por causa da cafeína. A erva mais utilizada para o preparo de chá é a camellia sinensis da qual se obtém o chá verde, o chá preto e o chá branco.
O chá verde e o chá branco caíram no gosto de todos pela quantidade de benefícios que oferecem. O chá verde ajuda na prevenção de câncer e de doenças cardíacas, além de diminuir a absorção de gordura. O chá branco é pouco fermentado e previne o envelhecimento.
O chá preto possui flavonóides (polifenóis de baixa massa molecular) em sua composição. Os flavonóides aumentam o poder antioxidante do sangue e potencializa a capacidade do corpo em acabar com os radicais livres que causam lesões em células, que favorecem assim o desenvolvimento de algumas doenças.

Não fuja do chocolate! Se você consegue comer com moderação, ele pode ser benéfico. O chocolate preto possui a metade do sódio presente no chocolate branco. Porém à noite, coma o branco, que tem pouca quantidade de cafeína e nada de teobromina, um alcalóide primário que é usado com vasodilatador sanguíneo, ajuda a eliminar a urina e estimula o coração, mas causa insônia. Os chocolates ao leite, amargo e meio amargo contêm flavonóides que ajudam a reduzir a pressão arterial. Quanto maior o teor de cacau, mais poderoso é seu efeito. Barras com muito cacau têm menos açúcar e assim o corpo libera menos insulina, que desencadeia o processo da fome, prolongando a sensação de saciedade. O cacau melhora também o sistema imunológico.

Se a falta de tempo for um problema par você, saiba o que pedir quando pensar em fast foods. Na pizza, prefira massas finas e sabores mais suaves, como atum, peito de peru e rúcula. Diminua a porção pela metade, caso haja queijo amarelo na pizza. Calabresa e bordas recheadas ficam proibidas e preste atenção no azeite, mesmo sendo gordura saturada, é ultra calórico. Se for japonês, peça mais sashimis do que sushis, e reduza o consumo de carboidratos. Use shoyu light, diluindo uma colher de sopa em uma de água. O tabule é rico em fibras e ótimo no controle do colesterol, então abuse do árabe. Substitua o quibe frito pelo quibe cru. O hambúrguer pode ficar mais saudável se for de frango, mas esqueça a batata frita e maionese ambas cheias de colesterol!

Se o seu ponto fraco são os snacks, escolha os mais saudáveis. Não espere tanto tempo pra comer entre uma refeição e outra, uma quebra no jejum ativa o metabolismo e queima calorias. Atenção com as barras de cereais, algumas podem ser gordurosas e calóricas, escolha com atenção. Opte pelos biscoitos integrais que são fontes de fibras e carboidratos. Amendoins, castanha-de-caju, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará possuem alto teor de minerais, mas sem exageros, pois também são calóricas. Os salgadinhos são perigosos. Escolha sempre os assados e os integrais.

O queijo amarelo é gorduroso, mas é rico em proteínas, cálcio e fósforo. Os derivados do leite ajudam a ganhar massa, protegem os ossos e possuem CLA que inibem a formação de gordura e estimula sua absorção como fonte de energia. Você não precisa se exceder, e sim equilibrar. O queijo emmental deve ter as olhaduras, os famosos buracos, bem redondas. O brie deve estar estufadinho e o recheio ultrapassando um pouco a casca. Se você for fazer um sanduíche, use uma fatia de queijo amarelo a abuse da ricota.

Você sabia que a cerveja reduz os riscos de ataques cardíacos e eleva o colesterol bom? Não? Então ainda tem mais: ela pode ter a metade de suas necessidades diárias de vitamina B, 20% da necessidade de fibras solúveis, reduzem as pedras nos rins em 40% e aumenta sua longevidade em até dois anos. A quantidade indicada para trazer benefícios a sua saúde é de duas latinhas por dia. Limpam os rins, equilibram o açúcar, tem menos carboidratos que o leite ou o vinho. Se você não vai dirigir, e não está de estômago vazio, tire proveito da bebida mais consumida pelos brasileiros.

Os alimentos podem trazer benefícios se forem bem associados e ainda não excederem a sua quantidade. Faça a sua dieta ficar mais saborosa sem precisar cortar alimentos que podem ajudar na sua saúde. Coma sem neura e com moderação!

Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha