
Vaidade, cuidado ou excesso?
Os conteúdos sobre a beleza masculina mostram que estamos em um momento de equidade em vários aspectos. Há claramente uma divisão de opiniões entre aceitar e desprezar os cuidados com a beleza dos homens, e claro, abre espaço para discussões de todos os tipos.
Há pessoas que nem querem falar sobre isso e imediatamente disparam ofensas gratuitas por aí. Mas para alguns homens está tudo bem falar sobre cuidados com a beleza masculina, sem levar para um vale de críticas e ofensas e sim para o momento de entender que é uma realidade sem qualquer intenção de estereotipar quem se cuide atualmente.
Mas primeiro nós precisamos olhar lá para o passado bem distante, alguns séculos atrás, quando o homem e a mulher tinham suas diferenças bem gritantes na sociedade, mas podiam ter seus toilets equivalentes. Se os homens que se ofendem hoje com a indicação de uso de alguns cuidados e cosméticos simples (como uso de filtro solar diariamente no rosto e cremes anti-idades) soubessem que os homens do passado usavam meia calça para mostrar a virilidade das suas pernas, seria uma grande decepção para sua masculinidade.
Homens usavam perucas de cabelos longos, combinavam todas as suas peças de roupas de acordo com o local que iriam frequentar, aquele famoso dress code social. Usavam sapatos com saltos grossos juntamente com meias de lã justas e shorts curtos e bufantes. Uma rápida pesquisa na internet por obras de arte da época (porque as pinturas são as fotografias daquele tempo) vai nos mostrar esse figurino bem apurado dos homens. E quanto mais nobres e abastados, mais cuidados tinham, assim como ainda acontece.
As marcas de cosméticos apostaram em linhas masculinas e produtos como xampu, sabonetes, hidratantes faciais e outros tratamentos desenvolvidos especialmente para os homens, a fim de não apenas manter uma boa aparência, mas principalmente focados na saúde e cuidados. Como os homens têm a tendência de se cuidar menos e por isso acabam contraindo e desenvolvendo mais doenças ao longo da vida, essa cobrança atual tem uma boa finalidade, com certeza!
Nas filas de supermercados e farmácias (principalmente em grandes redes de drogarias) é possível ter acesso a muitos produtos de beleza. Para homens e mulheres. O espaço do checkout já é preparado para vender produtos variados para quem estiver aguardando o pagamento. É bom porque lembramos de comprar algumas coisas que precisamos e jamais lembraríamos (só quando precisamos) e ruim porque gastamos mais com coisas supérfluas e desnecessárias, que muitas vezes compramos para aproveitar o valor de uma oferta.
Quando um homem se cuida em excesso, acaba passando por constrangimentos, principalmente entre os amigos. Vira piadinha na roda de conversa. Alguns dividem o secador de cabelos com a namorada, a bancada de produtos de beleza com a esposa no banheiro do casal e também procura por profissionais especializados, como dermatologista, cabeleireiro, personal trainer, entre outros. O que não tem nenhum problema, certo? Exceto para quem gosta de cuidar da vida dos outros. Nós mulheres gostamos dos homens que são cheirosos, bem vestidos, que são saudáveis. Só não podemos esquecer uma coisa: neuróticos e exagerados vamos achar tanto na ala masculina, quanto na ala feminina...