
Ressaca digital
Quem passa mais tempo no smartphone, homens ou mulheres? Quem passa mais tempo nas redes sociais, homens ou mulheres? A nossa realidade, hoje em dia, é passar muito tempo conectados. E tem tanta distração que nem é mais só em redes sociais que estamos exclusivamente conectados. Uma infinidade de aplicativos, para tudo que precisamos! E afinal, isso é bom?
Vocês já tiveram aquela sensação de ressaca digital? Quando ficamos tanto tempo conectados que parece que o limite ultrapassou tantas e tantas vezes que estamos devendo para alguém, ou para o universo, sei lá, como um saldo negativo de conexão. Vocês já imaginaram se isso realmente fosse possível? Devolver o tempo ou se abster de um tempo conectado para “pagar” a dívida do excesso de conexão?
Acho que a bronca mais comum que as pessoas levam hoje em dia, dos pais mais velhos, das namoradas, esposas e até filhos é porque ficam muito tempo no celular. É comum você encontrar pessoas amigas ou familiares e conversar um pouco até que de repente todo mundo pega o telefone para conferir as redes e mensagens nos aplicativos. E se tem uma coisa bem feia (e a bronca é válida) é quando alguém está te contando algo e você está mexendo no celular com a atenção voltada para o seu aparelho e não para a conversa. Lembre-se disso da próxima vez que isso acontecer...
Mas vamos lá: tudo tem um lado positivo e um lado negativo! Ficar sem tecnologia hoje seria difícil (talvez impossível para algumas áreas). Há uns meses atrás saiu uma notícia na mídia que apontou uma possível chuva cósmica que teria como consequência a possibilidade de ficarmos sem internet e talvez sem comunicação telefônica. E muitas pessoas ficaram desesperadas. Principalmente aquelas que dependem de renda de negócios digitais, lógico! Realmente seria um caos e eu espero que realmente isso não aconteça. Muitas coisas podem ser extintas, poderão sumir totalmente da face da Terra porque não teremos a internet. De verdade? Espero que seja um boato!
Já sabemos que a internet é maravilhosa, e não vivemos sem ela. Mas ela nos passa a perna diversas vezes. A tentação de visitar perfis de pessoas bonitas e atraentes é uma constante diária! Uma espiadinha aqui, outra ali e assim vai! Quando caímos na real, já estamos em altos papos com alguém. E levando isso numa boa, sem ver nenhum problema nisso. Porém, sabemos que é sim um problemão que pode evoluir para uma traição. A ressaca digital pode vir destes momentos, aqueles que a gente sabe que não vai dar certo, mas mesmo assim insistimos. Bom seria mesmo, se pudéssemos usar a tal da compensação que citei ali em cima e redimir os nossos pecados.
Ou não. Afinal estaríamos nos apoiando em brechas para justificar nossas atitudes ruins. Como alguns advogados fazem, usam as brechas da lei para encaixar seus clientes que cometem algo muito errado e precisam ser absolvidos. Pensando bem, nem precisa disso. É só não ultrapassar os limites do que seria aceitável que está tudo bem. Quem tem ressaca normalmente é quem abusou da bebida. E quem não quer ter ressaca, faz o quê mesmo?