créditos: Getty Images

Unhas saudáveis

Unhas bonitas e saudáveis não são restritas apenas às mulheres. A saúde das unhas é importante também para os homens. E não é somente pela aparência, e sim pela saúde! Afinal, quem é que gosta de unhas grandes, cheias de micose ou ressecadas? O cuidado com as unhas, no entanto, é importante e bastante simples: basta mantê-las essencialmente limpas e com saúde.

Muitos homens perderam o preconceito e agora cuidam das suas unhas normalmente. Alguns até frequentam manicures e podólogos. Cortá-las muitas vezes não é o suficiente e pode até ser sinônimo de problema em alguns casos. Para evitar a ocorrência de unhas encravadas, micoses, fissuras, calos e outros problemas que podem aparecer nos pés e nas mãos, é preciso ter cuidados com limpeza, usar remédios adequados e principalmente visitar um bom profissional.

A manicure, por exemplo, vai cortar as unhas dos pés e das mãos, lixá-las e, caso você ache necessário, tirar as cutículas - que protegem a raiz de inflamações, sujeiras etc, e devem ser tratadas com cuidado. As mulheres as retiram mais pela estética, para que as unhas fiquem mais visíveis e, o esmalte, mais bonito. No caso dos homens, basta apenas retirar cantinhos que podem inflamar ou causar unhas encravadas posteriormente.

O podólogo vai mais além. Responsável pela saúde dos pés, o profissional faz o mesmo trabalho da manicure, mas vai além. Ele também cuida de unhas encravadas, trata os calos, as micoses e outros problemas que podem aparecer em seus pés. As unhas dos pés geralmente ficam abafadas em meias (mais ainda nos homens) e não respiram, causa de muitas incomodações. Os podólogos conseguem eliminar micoses difíceis de tratar, contato que as visitas sejam regulares para limpeza e cuidados dos pés.

Caso você não tenha interesse, grana ou tempo para visitar um profissional, siga algumas dicas simples para manter suas unhas limpas e saudáveis: mantenha-as contadas e lixadas. Unhas muito compridas acumulam sujeira, mau cheiro e podem até contrair bactérias que se espalham para o restante das unhas – causando micoses, que são chatas e difíceis de tratar.

Nos pés o cuidado aumenta: use meias limpas todos os dias, mantenha-as curtas e limpas, e tente usar sapatos alternados (com uma pausa de 24 horas de uso entre um e outro para respiração do couro e palmilhas). Para calos e calosidades é recomendado usar borrachinhas de silicone que ajudam no tratamento e também diminuem a dor.

Uma boa dica é comprar um kit de unhas simples, com cortador, tesourinha e lixa. Além de prático, ele pode ser levado em viagens e ocupa pouco espaço no armário ou no banheiro. Os kits vêm em ótimas embalagens de couro ou nylon, ideais para serem carregados em mala ou guardados em gavetas.

Se vocês pensam que as mulheres não reparam em unhas masculinas, vocês se enganam! Nós adoramos mãos bonitas e bem cuidadas! Não precisa tirar cutícula e fazer as unhas. Mas unhas cortadas, sem sujeiras e lixadas são mais que esteticamente bonitas: são unhas saudáveis. E nós adoramos homens saudáveis!





Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha