créditos: Getty Images

Cuide bem da sua pele

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano e os cuidados começam de dentro para fora. Uma boa alimentação, a ingestão de água e líquidos, a prática de  esportes e a distância do cigarro são hábitos saudáveis que ajudam a pele a se manter em dia – e, principalmente, longe do envelhecimento!

Uma pele bem cuidada é bonita tanto nos homens quanto nas mulheres. Por isso o uso de  protetor solar não é um hábito que deve ser levado a sério apenas no verão. Raios solares queimam inclusive durante o inverno e, quando o frio é intenso, e a pele sofre igualmente. Como cuidado diário obrigatório o uso da proteção solar ajuda a combater o envelhecimento precoce e é o principal cuidado com rosto e mãos. As grandes marcas dermatológicas têm no mercado filtros solares que hidratam a pele sem deixar aquela sensação de oleosidade causada por alguns bloqueadores que usamos na praia. Sem falar que não tem aquele cheiro de verão também.

Fazer a barba de maneira adequada também contribui para a saúde da pele. Pêlos encravados e escoriações que viram cicatrizes pioram a saúde do rosto, mas podem ser facilmente controladas. Um bom sabonete emoliente (que serve para amolecer os pêlos antes de barbear) ajuda a deslizar a lâmina sem machucar. Cremes de barbear de marcas famosas possuem agentes antiidade e também hidratam a pele. Os apetrechos também são indispensáveis: espelho, boas lâminas, pós-barba (para os poros fecharem) etc.

Os calvos precisam ter um cuidado a mais. A pele do couro cabelo é super sensível e merece atenção especial. Filtro solar e boné na hora da caminhada e esportes ao ar livre são cuidados que devem se estender no dia-a-dia. As famosas ‘entradas’ devem estar sempre protegidas, assim como todo o rosto, por filtro solar.

Usar cremes com agentes antiidade, para alguns, é importante. Muitos ainda têm preconceito com alguns cosméticos masculinos (não deveriam, pois são para a saúde também). Hidratantes ajudam a manter a pele mais forte, tanto para o frio quanto para o calor - e sem ruguinhas nos olhos! Alguns ainda clareiam olheiras e diminuem as bolsas embaixo dos olhos (que maravilha!).

Durante o verão, quando o sol está escaldante, quase todos usamos hidratante no corpo depois do banho com a pele queimada. Esse cuidado deveria se estender o ano todo, afinal no inverno o banho muito quente retira toda a oleosidade natural da pele, deixando-a muito seca. Se você adora e não dispensa banhos muito quentes durante o inverno, turbine a pele com um hidratante corporal após a chuveirada. É rapidinho e você mantém a pele saudável e hidratada.

Os pés não devem ser esquecidos. Quem usa o mesmo sapato todos os dias pode desenvolver micose na planta do pé, pois a sola não respira o suficiente. O ideal é dar um descanso de 24 horas antes de usar o sapato novamente. Caso você perceba a ocorrência de micoses, o dermatologista deve ser consultado para indicar pomadas e cremes específicos para o tratamento. Assim como profissionais que usam luvas cirúrgicas durante muito tempo, um creme hidratante ou talcos em pó ou creme ajudam a manter a pele em dia.

Estes são cuidados básicos e fáceis que você pode ter durante sua rotina diária e que vão deixar sua pele sempre saudável e com ótimo aspecto. Basta um pouquinho de dedicação durante o dia e você conservará sua pele longe do envelhecimento por muito tempo!





Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha