créditos: Getty Images

Aproveitando peças para a próxima estação

Chegou a época de liquidar o verão e as vitrines já estampam as peças que serão hits das próximas estações: outono e inverno. Os homens resistem muito (muito mesmo) às liquidações e compram somente o necessário. Talvez pelo fato de a moda masculina não mudar tanto quanto a feminina. Ainda assim, algumas peças são bem legais para se investir tendo em mente a chegada da meia estação.

A camisa, por exemplo, é uma peça super democrática. É elegante para usar com terno e gravata, e também descolada para combinar com um look despojado. Com certeza o melhor item em qualquer liquidação! Para não errar, aposte nos modelos mais clássicos, com colarinhos e punhos bem acabados, e pala nas costas. Nas camisas clássicas, a fralda (o acabamento na parte inferior das costas) é arredondada, embora muitos modelos novos sejam em cortes retos - uma opção para quem está em busca de algo mais moderno.

Tecidos listrados e com xadrez miudinho são ótimos para escritórios formais. Já o xadrez maxi, mais colorido, é legal para os que trabalham em escritórios menos formais e também para a hora de lazer. Para os modelos lisos, camisas na cor rosada (como salmão e melancia) são boas opções pata todos os tons de pele. As brancas, pretas, azul marinho e amarelo, no entanto, são mais tradicionais e valem o investimento por longos anos!

Outra peça cheia de estilo é o colete, embora muitos homens puxem o freio na hora de vesti-los. Os modelos de alfaiataria podem ser usados com terno ou calça jeans, camiseta branca ou camisa  - tudo depende do seu estilo. O colete jeans voltou à moda no ano passado e pode ser feito de uma jaqueta velha, da qual você tira apenas as mangas. Talvez o melhor jeito de se acostumar com os coletes seja comprar as jaquetas acolchoadas que têm mangas cambiáveis: você pode usar a jaqueta no inverno e, na meia estação, remove as mangas e vesta a peça como um colete. É muito versátil e bem masculino.

Cachecóis e pashminas também são itens um tanto controversos. Volumosos, os cachecóis de lã natural são mais estilosos e usados geralmente por quem procura mais que apenas proteção contra dias mais frios. Já os de lã acrílica passeiam nos dias de outono, combinados com camisetas e moletons de manga comprida. No entanto, os tradicionais listrados ou xadrez são os mais procurados, enquanto os lisos com franjas (que quase parecem mantas) são ótimos em cores neutras como azul, cinza e verde musgo.

As calças jeans tradicionais (corte reto) só mudam algumas lavagens entre estações. Ora são mais claras, ora mais escuras. Alguns homens optam pela skinny, mas nem todos os biotipos combinam com essa modelagem (quem tem quadril grande, por exemplo, deveria evitá-la). Modelos estonados e rasgados são apenas opções de estilo, o que vale é a modelagem. Jeans é sempre um bom investimento. Afinal, quanto mais lavamos nossas calças, melhores elas ficam – e são aptas para todos os climas.

Assim como os jeans, as camisetas são peças básicas nos guarda-roupas de qualquer mortal. Decote V, gola careca, estampada, lisa, manga comprida... são tantos os modelos que dificilmente alguém não encontra uma para chamar de sua. Estampas de filmes, bandas ou até personagens infantis fazem a cabeça de todos, e não são apenas alvo de tribos selecionadas. Uma boa camiseta de malha pode ser sua parceira por muitos e muitos anos.

Nos pés devemos sempre pensar na utilidade. Homens e mulheres, nem sei se precisava dizer, são bem diferentes no quesito sapatos. Tênis de boa qualidade é, sim, um investimento importante, pois salvam seus joelhos de lesões geradas por exercícios físicos. Sapatos de marcas renomadas (e, claro, aparência elegante) dão um up em todos os homens. Dizem por aí que conhecemos o porte de um homem pelo sapato ou pelo relógio. Então, invista nessas peças, que duram anos se bem cuidadas e transformam qualquer roupa básica.

Se você tem dúvidas sobre o que comprar em liquidações e nos lançamentos de novas coleções, pense sempre na utilidade das peças. Onde vou usar? Quando vou usar? E o principal: combina com o meu estilo? Depois, aproveite o final das estações para renovar seu guarda-roupa e, quem sabe, até dar uma repaginada no seu estilo.





Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha