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Alimentação saudável

Vivemos em plena época de saúde, onde todos querem estar bem fisicamente. O segmento de produtos e serviços saudáveis cresce cada vez mais, e academias e lojas de suplementos abocanham uma grande fatia do mercado. Empórios e lojas naturais também conquistaram um lugar ao sol no mercado brasileiro, vendendo produtos orgânicos, verduras, frutas e todos os alimentos aconselháveis para quem deseja manter a forma e a saúde em dia.

Existem alimentos que ajudam a aumentar o metabolismo do corpo e queimar gordura corporal mais rapidamente, como termogênicos, amido resistente (carboidrato que estimula o metabolismo), entre outros. Alguns até nos deixam espantados em estar nessa lista, pois são conhecidos por causarem gases ou retenção de líquidos. Ingeridos corretamente e sem excesso, deixam de ser vilões e passam a heróis pela queima das gordurinhas indesejáveis. Vamos conferir alguns deles?


- arroz integral: é mais saudável que o branco e o amido resistente estimula o metabolismo e a queimar gordura, já que é um carboidrato saudável. Sacia e tem poucas calorias.

- lentilha: ajuda na saciedade, pois é uma grande fonte de proteínas e fibras. Também contém amido resistente, estimulando o metabolismo e queimando gordura. Sem falar que ajuda na felicidade, tem muita serotonina!

- brócolis: previne o câncer e tem pouquíssimas calorias, ajuda na perda de peso.

- laranja: está no primeiro lugar dos alimentos que mais trazem saciedade e tem apenas 59 calorias.

- feijão: este alimento parece o vilão, mas está em primeiro lugar na lista dos alimentos mais poderosos para o emagrecimento. O feijão preto não apresenta gordura saturada e tem cerca de 15 gramas de proteína por xícara. O feijão vermelho oferece 5 gramas de proteínas e 4 gramas de amido resistente, enquanto o feijão branco possui o dobro - cerca de 8 gramas de amido resistente por xícara.

- salmão: rico em proteínas magras e ômega 3, não possui gorduras saturadas como as carnes vermelhas.

- aveia: rico em fibras, mantém a saciedade ao longo do dia. Uma xícara de aveia possui 9 gramas de amido resistente.

- quinoa: grão rico em fibras e poucas calorias, evitando excesso nas demais refeições, por ajudar na saciedade.

- leite desnatado: ingerir cálcio, principalmente no caso das mulheres, ajuda na queima de gordura e calorias. Além de ter proteínas, dá saciedade e tem pouca gordura.

- frango: além de ter muita proteína, é demorado para ser digerido pelo estômago, sacia por mais tempo. Auxilia na massa magra e queima de gordura.

- iogurte: contém cálcio e aminoácidos que, juntos, queimam gordura.

- chá verde:
a bebida ajuda muito na queima de gordura, é cheia de catequinas - nutrientes que aumentam o metabolismo e diminuem a cintura.

- água gelada:
seu corpo precisa gastar energia para aquecer o líquido gelado, o que queima gordura.

- pimenta: o toque ardente da pimenta é causado pela capsaicina, que incinera as gordurinhas.

- ovos: alimento que ao mesmo tempo é rico em proteína e sacia, mas também é gorduroso.

- chocolate amargo:
um pedacinho de chocolate amargo retarda a digestão, e você come menos na próxima refeição. É rico em gorduras monoinsaturadas, que queimam gorduras.

- pistache: contém o equilíbrio certo entre gordura saudável, proteína e fibra, que juntos aumentam a saciedade e aceleram o metabolismo.





Mariana Goulart


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