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Mais energia no dia-a-dia

Passado o primeiro mês do ano, começamos a voltar ao nosso ritmo normal. Digamos que começamos a cair na realidade! Voltamos ao trabalho, às filas dos supermercados, nos deparamos com as contas chegando e toda aquela rotina que estamos acostumados.

Às vezes é difícil entrar no ritmo, precisamos de uma boa dose extra de energia. A boa notícia é que, além das tradicionais vitaminas, podemos encontrar muita disposição nos alimentos que ingerimos durante o dia. E alguns ajudam em tudo! Oferecem, além de mais energia, pele nutrida e corpo mais potente.

Vamos a seguir saber quais são as substâncias que nos dão uma dose caprichada de disposição para enfrentar um ano que, em geral, começa logo depois do Carnaval.

Os cereais matinais nos ajudam a começar o dia com muita energia, pois são feitos de carboidratos e vitaminas que o corpo necessita depois de uma noite longa de sono.

Assim como os cereais, as frutas também precisam estar no café da manhã. Banana tem frutose e vitaminas, além de triptofano e outros aminoácidos; a maçã tem frutose e ácido málico, que produz energia; a laranja é rica em vitamina C, potássio e caroteno. Você ainda pode adicionar mel e iogurte, e fazer uma combinação de frutas, cereais, iogurte e mel - combo que vai te dar muita energia durante a manhã.

Os sucos de frutas podem ser turbinados com folhas de hortelã (refrescam, são ricas em cálcio e ferro, e ajudam na expectoração), gengibre (rico em selênio e zinco) e cenoura (vitaminas A, C, E e betacaroteno).

O chá verde gelado é uma ótima opção para o lanche da manhã, substituindo o cafezinho, já que tem menos cafeína e acelera o metabolismo. Para quem não dispensa o café, tomado moderadamente só traz benefícios: nos deixa mais ativos, contém substâncias antioxidantes, acalma os sintomas da enxaqueca e regula o fígado.

Amêndoas também caem bem em um lanchinho. Possuem óleos, gorduras boas e proteínas. A linhaça, que muitas vezes está presente nos pães integrais, é rica em ômega-3.

Com esse calor do verão, a melhor energia pode estar numa tigela de açaí! A fruta contém proteínas, lipídios, fibras, cálcio, ferro, fósforo, é fonte de substâncias antioxidantes e vitaminas B1, B2 e C. É energia de sobra! O único cuidado, nesse caso, é com as calorias. Uma tigela de 500 g de açaí pode conter em média 400 calorias.

O frozen yogurt também é uma boa opção para os dias ensolarados, já que não possui gordura e fica delicioso com frutas geladinhas.

O almoço é a hora mais propícia para colocar energia no prato. Carnes magras como frango, peixe e grelhados bovinos, contêm proteínas que ajudam na recuperação muscular, diminuem a fadiga e aumentam a disposição.

Os molhos, como mostarda, maracujá e iogurte auxiliam no ganho de vitaminas e aceleração do metabolismo.

A grande amiga da aceleração metabólica é a pimenta. Tanto a pimenta vermelha, quanto a pimenta-do-reino, possuem os princípios ativos capsaicina e piperina, e são ricas em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Portanto várias propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. A pimenta também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.

O fim de tarde pede uma cervejinha gelada com os amigos. O melhor de tudo? O levedo da cerveja é uma grande fonte de complexo B (conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular). Nem é preciso dizer que é disposição pura!

Bebida com moderação, a cerveja traz benefícios e energia. As novas versões sem álcool prometem todos esses benefícios, com mais sabor e sem os prejuízos do álcool.

Podemos, então, concluir que começar o ano comendo bem é atravessá-lo cumprindo metas e realizações, sempre com muita energia. Para tudo isso, basta cuidar da alimentação!





Mariana Goulart


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