créditos: Divulgação

Tipos de colarinho

O colarinho é a gola de pano com entretela que está ligada à camisa, em volta do pescoço. Os colarinhos presos com botões tiveram sua origem a partir dos uniformes dos jogadores de pólo inglês, e serviam para que as golas não levantassem durante o jogo em função do vento. Os colarinhos podem ser escolhidos conforme a gravata usada, assim como a ocasião.

Existem alguns tipos de colarinho, e o uso de cada um deles vai depender do biotipo ou da ocasião na qual a roupa será usada. Uns são formais, outros informais. O colarinho pode transformar uma camisa em uma peça muito refinada, dependendo do seu corte e apresentação. Alguns têm estruturas rígidas e reforçadas, com barbatanas perpendiculares para manter a gola reta.

Confira os principais tipos de colarinho, numerados na imagem:

1) Colarinho americano: com botões aparentes, dá uma ideia bem informal. Normalmente vem em tecidos moles e fáceis de amassar, nas camisas de manga curta.

2) Colarinho inglês: bicudo e pontudo, é ideal para usar sem gravata. Com gravata, use nós finos e compridos. Ideal pra quem quer dar uma alongada no pescoço.

3) Colarinho francês: é o equilíbrio entre os colarinhos italianos e ingleses. Bom para boa parte dos tipos de pescoço e para quase todos os tipos de rosto.

4) Colarinho italiano: voltou à moda e às passarelas, é ideal para pescoços e nós mais largos. Não use o colarinho italiano sem gravata.

5) Colarinho quebrado: normalmente aparece em camisas chiques com tecidos finos. É ideal para usar com gravata borboleta num evento formal, tem as pontas dobradas.



Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha