créditos: Delightfull

Adote a moda sustentável

Há uma grande tendência na moda que tem deixado muitas pessoas em dúvida na hora de renovar o closet entre as estações do ano: o guarda-roupa cápsula. Mas, afinal, o que é isso?

Se você já ouviu este termo por aí e não sabe sobre o que se trata, vamos te ajudar. Um guarda-roupa cápsula consiste em selecionar um número máximo de peças que combinem entre si e usar apenas estas roupas, sempre. É um estilo minimalista, que valoriza as peças mais importantes e funcionais, ignorando aquelas que são usadas somente raramente.

Sim, quem decidir seguir esta tendência terá que se vestir todos os dias com suas roupas preferidas, as mais versáteis possíveis. A ideia desta modalidade é diminuir vários aspectos: espaço, gasto, tempo e impacto de descartes têxteis no meio ambiente.

 

Não consegue imaginar por onde começar?

Calma, você pode contar com um profissional para conseguir adequar seu estilo a um guarda-roupa cápsula. Geralmente, ele funciona muito mais facilmente (e tem aceitação mais rápida) por aqueles que já têm estilo básico e prático, aqueles que habitualmente já compram de acordo com o que possuem em casa.

Se pensarmos bem, acabamos usando as mesmas roupas sempre. Fugimos de algumas peças, geralmente as menos práticas, e idolatramos outras, como calças jeans, camisetas e acessórios mais funcionais.

No dia a dia, a tendência é deixarmos de lado quase 60% das nossas roupas, que permanecem esquecidas nas prateleiras por anos. Por isso a tendência do slow fashion agregou uma proposta atual de sustentabilidade a este hábito corriqueiro que adotamos rotineiramente.

Para começar, tire um dia para fazer uma organização nas suas roupas. Separe aquelas que realmente você não vai usar ou que não usa há muito tempo (seja sincero nesta hora). Montar looks distintos também vai te ajudar a pensar mais rápido quando você estiver com pressa para se arrumar e sair de casa. Algumas pessoas gostam de fotografar os looks para usar de pesquisa. Deixar alguns visuais montados em cabides é uma técnica que também funciona.

Em resumo, um guarda-roupa cápsula é isso: montar um apanhado de clássicos indispensáveis para a sua vida e contar com eles diariamente. É claro que essa é uma mudança que deve ocorrer aos poucos - você não precisa se desfazer de tudo o que já tem e sair comprando novas peças num impulso.

Para evitar trabalho desnecessário, faça uma lista de próximas aquisições e separe uma quantia para isso. Afinal, a ideia do guarda-roupa cápsula é ter peças de melhor qualidade, que durem mais e que sejam versáteis.

 


Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha