
Tendência Gorpcore
Você com certeza já viu por aí, mas vim te contar que o nome da tendência do momento, entre homens e mulheres, se chama gorpcore. O nome vem do inglês, do acrônimo gorp para good old raisins and peanuts (uma mistura de frutas secas e castanhas que repõe energia em trilhas e caminhadas), mas também pode ser chamada de hikercore, glamping ou mountain chic.
Inspiradas nas roupas funcionais de esportes de inverno e na ideia de acampar livremente, a gorpcore tem sido uma estética que nos remete à liberdade que foi tomada na pandemia, de viajar e sair para ficar na rua. A palavra que conecta a roupa à tendência com certeza é funcionalidade, já que as peças são do vestuário funcional e ganham as ruas com mais estilo.
Mas vamos falar de roupas! As calças cargo encabeçam a trend, com cinturas mais baixas e pernas mais longas. Tecidos leves e sintéticos, com a possibilidade de modelos híbridos (que ficam mais curtos ou viram bermudas). Os mosquetões e gatilhos de alpinismo aparecem nas funções das peças.
As jaquetas puffers, aquelas acolchoadas que são típicas para esquiar na neve, surgiram em colabs de marcas badaladas com marcas tradicionais de esportes de inverno com marcas outdoor que ganharam notoriedade na moda e são peças cobiçadas! O corta-vento, jaqueta leve muito usada em corridas e na bicicleta, viraram artigos de moda e na tendência gorpcore são mais largas e cheias de bolsos.
As bolsas masculinas igualmente ganham o estilo gorpcore, transpassadas e cheias de compartimentos, para garrafas, celulares, óculos, fones. Os coletes também ganham uma infinidade de compartimentos e bolsos.
Na cabeça, as toucas menores e também os chapéus de nylon, que lembram aqueles chapéus de pesca, de camping, deram o ar em coleções de marcas icônicas. Os óculos de sol estilo máscara, com aquele ar de skydiving, são os acessórios do momento. Meias e tênis para fechar os looks dentro da trend! A sandália fisherman, a famosa papete (odiada por muitos) é usada com meia no estilo gorpcore.
A cartela de tons terrosos é predominante, com destaque para os tons de nude, verde militar e cinza gelo. O preto e o amarelo mostarda para jaquetas grandes, assim como tons vivos como laranja e amarelo aparecem em peças marcantes com capuz e volume. Os tecidos são pensados na função, mais leves, como se fossem resistentes ao frio, chuva e vento. No melhor estilo paraquedista!
É um espírito bem aventureiro!