
Modelagem: um item importante
Camiseta justa, camiseta larga. Calça justa, calça larga. Manga curta, manga alongada. É tanta variação de modelagem que experimentamos nas roupas que a tem que estar sempre se atualizando com as tendências de moda para ficar por dentro. Mas a verdade é que a modelagem pode ser um fator bem importante na hora de se vestir, quando você busca seu estilo ou até mesmo quando quer parecer mais moderno.
Para simplificar: a forma da roupa depende de fatores estéticos e sociais que acontecem no mundo. Não são apenas as passarelas e designers de moda famosos que ditam as tendências que serão desfiladas nas coleções todos os anos. A cultura das ruas, fatos históricos, tendências de redes sociais, política, futebol e muito mais influenciam o que está na moda. E a silhueta da roupa, ou seja, sua forma, acompanha essas novidades.
As roupas masculinas costumavam ser largas, não apenas no estilo oversized grunge que surgiu na década de 1990, mas ainda ternos, jaquetas, camisas e calças jeans tinham modelagens amplas e retas. Com a cultura da saúde e do corpo malhado, as roupas começam a se ajustar e dar mais evidência ao corpo masculino, fora das academias. A roupa do dia a dia deixa de ser tão rígida e ganha ares esportivos e confortáveis.
O terno (que é o conjunto de blazer e calça do mesmo tecido) ganhou uma modelagem mais moderna, com calças mais afuniladas e justas, ombros menores e corpo mais justo e comprido. As camisetas também ficaram mais justas e alongadas dando continuidade ao estilo de roupas mais enxuto. As camisas sociais, que antes eram compradas em tamanhos maiores, começaram a vestir os tamanhos masculinos exatos.
Depois dessa reestruturação da modelagem masculina, a moda oscila as tendências trazendo ora peças mais amplas, ora mais ajustadas. Atualmente o oversized está em alta, com camisetas mais largas (não compridas), bermudas mais amplas (não tão longas) e acessórios bold (aqueles mais chamativos, entre eles tênis, bonés, meias, óculos). Dificilmente voltaremos àquela estética ampla com ombros largos e calças sobrando na barra. A tendência sempre retorna com ajustes, principalmente pensando no cotidiano, para que todos possam assimilar sem danos.
Em tempos em que os homens podem usar calças justas ou largas, camisas abertas ou fechadas, vale mais o bom-senso que a tendência. Adequar-se ao seu estilo exige escolher peças que você vai se sentir confortável e de acordo com o que precisa trajar em cada ocasião. Porque existe tendência de modelagem ampla e de modelagem justa e tudo vai depender do que você quer comunicar ao mundo sobre o seu estilo de se vestir!