
Moda masculina: tendências inverno 2023
Chegando aqueles dias fresquinhos que já sentimos a necessidade de uma peça a mais. Aviso: o inverno se aproxima. E ainda que vivemos em um país tropical, o inverno em algumas regiões do Brasil é bem intenso e pede roupas adequadas. A moda masculina oscila em tendências mais lentas, sem mudanças tão radicais… mas ainda assim traz sempre um ar mais fresh na mudança das estações, o que é positivo para aqueles homens que gostam de tendências e uma produção mais elaborada.
No inverno 2023 teremos peças bem típicas do guarda-roupa masculino, em contraponto algumas mais modernas. Entre os clássicos do inverno, podemos apontar o casaco longo, com corte de alfaiataria. Sem muitos rodeios, é aquele casaco com bolsos frontais, de corte reto e que tem comprimento que varia entre joelhos e canela. O famoso sobretudo. Para dar uma modernizada, vale escolher cores mais claras, como nuances de bege, azul e mostarda. Para quem quer algo mais tradicional, o preto, marrom e azul marinho são aquelas peças que aquecem o inverno mais rigoroso e combinam com tudo. Lã, gabardine e tweed são os mais vendidos, porém o veludo cotelê e o nylon podem dar um ar mais estiloso.
Ainda que o marrom e os tons terrosos sejam a cara do inverno, em 2023 eles ganham ainda mais espaço. Os beges e tons pastel de marrom aparecem em todas as peças e em um look total conferem elegância. Na hora de escolher algo, vale trocar o tradicional marrom por um bege claro. As cores mais vibrantes também ganham mais espaço. O magenta, aquele rosa pink considerado a cor deste ano, tem espaço para peças mais ousadas e pontuais, como uma calça, um blazer, uma jaqueta mais esportiva ou um suéter. O azul Klein (também conhecido como azul Bic) segue na mesma proposta do magenta, com pontos de cor nas produções tradicionais ou básicas. Ambas as cores são interessantes no tecido xadrez, é um ato de modernidade
E falando em xadrez, tem coisa mais típica dos dias de frio que um casaco xadrez? Pois é, a estampa que tem toda a vibe do frio, é tendência em 2023. Do tradicional Príncipe de Gales ao xadrez mais robusto com cara de cobertor de casa, não pode faltar! Em looks totais, bermudas, calças largas estilo oversized ou ajustadas e de corte de alfaiataria, o xadrez pode se misturar com outras estampas clássicas como poás e listras, padrões de camisaria, que se bem trabalhadas, podem ser combinações efetivas.
Quanto às calças, é importante lembrar que vivemos em um momento de multi tendências, oque é muito favorável para biotipo e também estilo, onde cada um escolhe o que prefere e se adequa melhor ao seu corpo. As calças mais largas ainda estão em alta, com bolsos cargo, pernas amplas, bem confortáveis. Já as calças mais justas, trouxeram novamente o modelo jogging (com cordão na cintura e pernas afuniladas que podem ter elástico e ribanas na barra) até mesmo na alfaiataria! Tecidos mais pesados como lã também ganham versões jogging, uma boa alternativa para deixar o visual corporativo mais moderninho.
A onda comfy não nos deixou! Para quem gosta de sair mais confortável, ou até com a mesma roupa que estava em casa vale algumas dicas para não parecer estar de pijamas. O moletom deixou de ser simples e ganhou recortes e modelagens mais premium, além de cores que são tendência, não apenas o cinza e preto habituais. As jaquetas Puffer (aquelas de gomos, chamadas Doudounes) surgiram em materiais mais modernos com cara de emborrachadas, como vinil. A modelagem oversized (mais ampla) quer dizer peça larga, mas uma peça bem elaborada, longe de ser algo mais simples.
Na teoria, muito da moda masculina se repete. Apesar de peças tradicionais estarem sempre na moda, vale dar uma pitada de estilo com cores ou modelagem. Outra dica é a reforma das peças, que pode mudar comprimentos e largura de roupas de boa qualidade que estejam paradas sem uso. Antes de sair para as compras, uma boa revisão no seu armário pode ajudar a descobrir alguns tesouros guardados, afinal se tem uma tendência que só cresce é o consumo consciente, que vale escolher peças de boa qualidade para que durem mais, sem comprar excessivamente.