
Moda Polarizada
Mundo polarizado, moda polarizada. Mais ou menos isso! Estamos vivendo em um momento em que tudo tem duas (ou às vezes mais) vertentes. Escolhas, atitudes, política, comportamentos e moda, claro, que é a reflexão de tudo que vivemos em sociedade. Mas a moda assim polarizada por ser positiva?
Podemos dizer que temos um lugar de conforto para escolher o que vamos vestir atualmente. Apesar de sabermos que hoje a moda é muito mais democrática, na questão social, ainda nos prendemos às questões estéticas. E isso é ótimo, afinal, faz a máquina girar.
Aqui não vamos falar de comportamento, mas sim da aparência. Então podemos concluir que temos espectros, que temos polos na moda que nos permitem escolher entre itens mais minimalistas e simples (mas não menos luxuosos e de qualidade) e itens maximalistas (mas que nem sempre são sinônimo de qualidade). Tudo isso acontece porque as oscilações de tendências acontecem quase que semanalmente e nos trazem opções demais de escolha. Ruim porque não conseguimos dar conta de usar ou ter algo a tempo, bom porque podemos escolher entre tantas opções aquilo que nos cai melhor.
Menos é mais
O minimalismo tem sido uma fonte inesgotável de diversas tendências, além da moda, faz sucesso na decoração, gastronomia e automobilística. Menos detalhes, mais qualidade, esta é uma das principais metas do minimalismo. Ainda que o minimalismo pregue essa diminuição de tendências, também existem tendências no minimalismo. Uma delas, que está super em alta na moda é o quiet luxury.
Podemos definir com um luxo mais minimalista, mais simplificado. A ideia aqui é escolher peças de ótimas marcas, que tenham a qualidade acima de tudo, com cores e modelos tradicionais e clássicos. Tem sim uma pegada moderna, no design e nas formas. Mas nada é exagerado e chamativo.
A única informação que não pode ficar para trás é que esta tendência está ligada à qualidade, ao acabamento, à matéria-prima. Até as marcas mais coloridas têm colocado no mercado versões em estilo quiet luxury, pois a trend ganhou grandes proporções e tem sido requisitada pela moda.
Maximalismo fun
Do outro lado estão os excessos, a vibração das cores. A moda masculina tem sofrido bastante mudanças ultimamente, se abrindo a muitas possibilidades. A chegada dos diretores criativos em marcas tradicionais seculares possibilitou uma moda mais divertida, menos cheia de regras e amarras. Combinações de diferentes estampas, cores fortes, peças sem gênero. Nas ruas de diversos países da Europa, a moda masculina sempre teve essa nuance, e agora o mundo está recebendo igualmente essa abertura mais fun da moda masculina.
A moda maximalista estava muito presa aos perfis de pessoas criativas, artistas, profissionais da moda. Hoje ela é urbana e está nas vitrines das ruas e shoppings, mostrando que os homens podem ser excêntricos também!