
Primavera verão 2024
Se tem uma coisa certa na moda é que as tendências são cíclicas e voltam. Para a alegria de alguns e tristeza de outros. Mas com a democracia atual na hora de se vestir, não será nenhum problema ressignificar tendências passadas, quem não quiser usar, terá uma infinidade de outras tendências e estilos para chamar de seu.
As cores para a próxima estação na moda masculina transitam em tons mais terrosos e menos gritantes. O off white (uma espécie de bege claro, como se fosse um tom de sorvete de creme) está entre as preferidas do verão. Uma cor elegante e que se comporta muito bem com qualquer outra cor, até mesmo com o branco. Inclusive a mistura de branco e off white é uma forte aposta na moda masculina, com um estilo de peças tradicionais e minimalistas, como calças acinturadas e camisas de listras verticais.
Uma dupla clássica ressurge na moda: linho e tons terrosos. Aquelas cores com uma pegada natural, como marrom, bege, tons de verdes de folhas secas e opacas se fundem muito bem com o linho, um dos tecidos mais nobres. Os conjuntos de linho, de bermuda e camisa de manga curta, combinados com camiseta básica ou regata por baixo serão apostas certeiras para um verão elegante. As camisas sociais de linho são peças atemporais e geralmente algumas marcas de moda masculina as produzem todos os anos nesta época, então marcas mais tradicionais ou aquelas que apostam em tendências poderão ter boas opções de compra. Mas prepare o bolso, o linho puro (afinal existe o linho misto também) é um tecido natural e mais caro. Se bem cuidada e lavada, uma peça de linha dura por toda a vida!
E falando em bermudas elas aparecem mais acinturadas e alongadas (não tão shorts). As bermudas de alfaiataria, com aquele estilo de terno cortado, que era moda nos 90 estão de volta. Combinadas com camisetas e camisas, assume um ar mais jovem em tecidos leves e claros, algumas estampas mais modernas. Para quem prefere uma moda mais tradicional, os tons neutros de preto, bege e off white são boas escolhas para o verão.
As texturas são tendência também: tecidos atoalhados, tricôs mais leves, tecidos vazados e bordados. A construção de texturas e camadas em cores neutras transforma a roupa em algo diferenciado. As camisetas em tecidos com texturas ganham ares mais elegantes e são incorporadas até em looks corporativos e de passeio, perdendo a ideia da camiseta básica e informal.
Os anos 2000 ressurgem em algumas tendências igualmente na moda masculina (na moda feminina é bem forte!). As peças metalizadas, como jaquetas corta-vento e coletes acolchoados são exemplos desta trend, além dos tênis esportivos que tinham molas e amortecedores coloridos e aparentes. Camisetas mais largas, com estampas marcantes, em estilo naquela pegada meio grunge, meio rapper, que nem sempre agrada os homens da atualidade. Mas que positivamente algumas peças terão boa visibilidade, basta escolher algo que combine com o estilo pessoal.
Tendências para todos e de todos os tipos. Ainda quem prefira uma moda atemporal conseguirá tirar boas escolhas e adquirir novas peças para os dias mais quentes da próxima estação. Antes de comprar tudo novo, faça um tour no seu closet para ver se tem algo guardado para ser renovado, quem sabe você esqueceu algo dos anos 2000 que poderia ser uma peça preciosa nesta estação?