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créditos: Bella da Semana

Fim de Ano X Malhação

Fim de ano chegando e aquela velha questão sobre academia vem à cabeça: o que faço no período de fim de ano e festas? Será que se eu parar vou perder tudo que ganhei em um ano de esforço? O que posso fazer neste período que não atrapalhe meu treinamento? Será que deixo de viajar com minha família pois para onde vou não tem academia? É, pode parecer engraçado, mas muitas pessoas não conseguem se afastar das academias mesmo nos períodos de festas. Se você é uma delas, tenha calma, pra tudo tem uma saída. Mas afinal, o que fazer para tentar manter o condicionamento neste período de festas? Primeiro vamos começar pensando qual vai ser o tempo da parada. Uma semana, duas ou três? Três semanas é o prazo máximo para o que vamos abordar nesse texto. Se o prazo for maior, leia a próxima coluna, sobre malhação e o período de férias. Quanto mais tempo se fica parado, mais você se perde condicionamento, isso é lógico, mas não fique preocupado, existem varias saídas para combater este período. Primeiramente temos que pensar de duas maneiras: você vai viajar? Se não vai, a minha sugestão é a seguinte: caso você seja daquelas pessoas que vai todo dia na academia ou pelo menos 4x semana, procure fazer atividade física pelo menos duas vezes na semana trabalhando todos os grupos musculares no mesmo dia e em dias alternados (ex. terça e sexta). Dessa maneira, você vai manter seus músculos trabalhando e conseguira manter seu condicionamento físico facilmente (sim eu falei manter, pois este período é de manutenção, não pra melhorar seu condicionamento) e isto pode ser facilmente adaptado pelo seu professor. Mas caso você normalmente só vá na academia duas vezes no máximo por semana, pode continuar sua rotina normalmente. Então vem a pergunta: "se não vou viajar porque não vou à academia todo dia?" Simples, porque você, como quase todo mundo, precisa dar uma descansada neste período do ano e esta é uma ótima ocasião para isso. Família unida e tempo para descansar um pouco com amigos e familiares (é claro que vou entender se você quiser fugir pra academia por causa da sogra que vem passar duas semanas)!! No caso de você ir viajar, tem outra opção: esqueça completamente os exercícios na academia e procure compensar com caminhadas na cidade que você esta visitando. É claro que estamos falando de uma a duas semanas, não de meses. Procure relaxar e aproveitar a viagem. Caso você queira fazer algo de musculação peça para seu professor montar uma série pra fazer no quarto do hotel ou em casa com pesinhos. Se o hotel tiver academia, vale o exemplo citado acima, fazer só duas vezes na semana pra manutenção. A idéia principal deste texto é mostrar que mais ou menos duas semanas não vão atrapalhar seu ano, e que você depois recupera bem rápido. Por isso relaxe e aproveite seu tempo da melhor maneira possível durante o período de festas, dessa maneira você estará se preparando pro próximo ano que vai estar começando de uma maneira muito saudável e pode ter certeza que vai fazer você sentir falta da academia e voltar com mais vontade!! Dicas finais: - Aproveite e se alimente bem, nada de ficar fazendo dietas rigorosas em pleno Natal, assim como você não emagrece de um dia pro outro, também não engorda da mesma maneira; - Procure fazer atividade física sem muita responsabilidade, isto é, faça seus exercícios, mas de maneira mais relaxada, com menos intensidade (menos peso, mais devagar na esteira, mais tempo de descanso entre as séries, etc..). Isto trará enormes benefícios para a sua saúde, visto que vai exigir menos de seus músculos, tendões e articulações e irá beneficiar seu treinamento na volta, pode acreditar; - Se não tiver jeito de fazer academia, procure dar algumas caminhadas e aproveite o ar livre, mas lembre-se, é para passear não pra "superar marcas"; - Caso não consiga fazer nenhum tipo de atividade física, relaxe e aproveite o período pra curtir a esposa (marido), namorada(o), os filhos, enfim, fique ao lado de quem você gosta e fique com a consciência tranqüila, pois quando você voltar você vai recuperar bem rápido o ritmo; - E a mais importante de todas as dicas: não importa quanto tempo você vai parar, toda vez que voltar a fazer os exercícios normais, eles devem ser feitos de maneira gradual, baixando um pouco os pesos dos exercícios, do ritmo das aulas, das pedaladas ou seja voltar devagar e com cuidado. Abraços e até a próxima!!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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