créditos: Bella da Semana

Você está preparado para correr?

Verão chegando e com ele aquela vontade de praticar alguma atividade física aumenta, ainda mais com a chegada do horário de verão em alguns estados brasileiros. O final do dia fica prolongado pelo sol e este tempo "extra" que ganhamos muitas vezes passa a ser utilizado para a prática da atividade física. É claro que esta atividade muitas vezes passa a ser feita nas ruas, avenidas, locais ao ar livre, já que o beneficio é justamente aproveitar o "restinho do dia". Mas com a vontade pode também vir um problema. De repente, alguém que nunca correu ou não pratica há muito tempo levanta do sofá e vem com aquela velha frase: "Quer saber, vou botar uns tênis e sair correndo, o fim de tarde ta legal pra correr". Será que você não conhece ninguém que já falou ou fez isto? Pode assumir, todo mundo sempre acha que ta preparado, só porque deixamos de ir por seis meses (por exemplo), quando na verdade estamos completamente sedentários. Na verdade, praticar atividade física é ótimo e, sem dúvida, a corrida vem ganhando um grande espaço. A facilidade faz com que cada vez mais pessoas iniciem esta prática, mas o inicio não é tão simples quanto parece. A corrida requer certos cuidados para garantir qualidade e segurança aos seus praticantes, acima de tudo. Vamos então neste texto falar um pouco sobre os cuidados que devem ser tomados, equipamentos necessários e dicas para melhorar a sua corrida. Leonardo Marmitt, um dos responsáveis pela JUST RUN (empresa de assessoria esportiva que tem como finalidade analisar, orientar e planejar o treinamento de seus alunos, atletas ou não atletas, para proporcionar uma prática segura da corrida.) nos ajudará nessa tarefa. Por isso não perca tempo e leia as dicas, pois como diz o slogan da JUST RUN "Cuidado ao usar vermelho, você pode ser confundido com uma Ferrari". EQUIPAMENTOS: - É primordial a utilização de um tênis adequado para a prática das corridas, com bom amortecimento, sistema de ventilação apropriado e que corrija os defeitos de pisada característicos de cada corredor (Pronador: "pisada para dentro"; Supinador: "pisada para fora"). Já existem testes realizados por algumas marcas esportivas que indicam o seu estilo de pisada; - Camiseta leve, de preferência as que auxiliem a liberação do suor, facilitando a troca de calor com o ambiente, mantendo seu corpo seco. Evite os tecidos como o algodão e o poliéster; - Procure utilizar bermudas que não limitem seus movimentos de perna, sendo os modelos mais curtos e folgados os mais adequados; - Procure utilizar filtro solar e boné , principalmente em dias em que o sol estiver muito forte (como é o caso no verão); TREINAMENTO: - Antes de começar a treinar, você deve ser liberado pelo seu médico para a prática de atividade física, que através de alguns exames irá verificar a sua condição de saúde. Não arrisque sua saúde saindo correndo por aí sem ter a noção do que seu corpo é capaz, cada vez mais pessoas tem problemas pela falta de prevenção, todo cuidado é valido; - Os treinamentos devem sempre ser orientados por um profissional da área de Educação Física que irá planejar e adaptar seus treinamentos de acordo com seus objetivos, desde o emagrecimento até o treinamento para uma prova de maratona, por exemplo; - O planejamento vai ser de acordo com sua capacidade física, e ele irá variar de fraco a médio ou forte de acordo com sua capacidade física e sua melhora no treinamento; - Como regra geral, temos que os treinos fortes e muito fortes serão alternados com os treinos médios e fracos, assim como os treinos mais longos serão intercalados com os mais curtos, mas quem deve definir isto é seu treinador. NUTRIÇÃO: - Os treinamentos de corrida assim como qualquer outro, geram um gasto calórico diário maior se comparado com seu gasto calórico enquanto sedentário. As corridas, em média, geram um gasto de 300 a 600 Kcal dependendo de sua intensidade e duração; - Em função disso, deve-se tomar alguns cuidados com a alimentação, ingerindo os alimentos de todas as famílias alimentares, em especial os Carboidratos, o "combustível" de seus treinos; - É sempre bom lembrar que a pessoa mais indicada para realizar esta adaptação em sua dieta diária é o nutricionista. HIDRATAÇÃO: - A água é o elemento básico da vida, sendo assim tem papel fundamental nas corridas. Ela irá auxiliar e facilitar todas as reações metabólicas de seu corpo e manterá sua temperatura corporal próxima dos valores ideais. Como regra geral para os treinamentos tem-se que: a cada 15 minutos de atividade deve-se ingerir entre 150 - 250 ml de água, ou seja um copo; - Por isso procure sempre levar uma garrafinha de água junto ( hoje você tem a sua disposição assessórios que mantêm a água presa ao corpo sem atrapalhar sua corrida); REPOUSO: - O descanso faz parte dos treinamentos e tem papel fundamental para a melhora da performance. É durante este período que seu organismo irá assimilar o esforço e promoverá as adaptações necessárias para o aprimoramento de seu desempenho; - O sono também faz parte do repouso e deve-se manter uma média de 7 a 9 horas ininterruptas de sono diário. TREINAMENTOS COMPLEMENTARES: - As atividades complementares são de fundamental importância para o seu sucesso nas corridas. Assim, a musculação e o trabalho específico de alongamento são indispensáveis. Muito ao contrário do que pensa grande parte da população, tanto o alongamento mas principalmente a musculação auxiliam, e muito, os corredores durante seus treinamentos. Através deles poderemos prevenir quase 100% dos índices de lesão, fortalecendo regiões mais propensas, tais como tornozelos, joelhos, lombar, etc.; - Você não precisa deixar de fazer nada pra começar a correr, basta falar com seu professor pra ele ajustar seu treinamento de maneira que tudo fique equilibrado; DICAS FINAIS: - Tente não correr nos horários de muito calor, procure os horários em que o sol estiver mais ameno; - Coma alimentos leves e beba água antes, durante e depois da atividade física. Caso não beba durante, procure se hidratar bem antes da corrida (com o cuidado não tomar demais e ficar com o estomago cheio) e depois. Lembre-se que quando estamos com sede nosso corpo já está se sentindo desidratado; - Procure usar roupas de cor clara, roupas escuras absorvem mais o calor do ambiente; - Procure usar filtro solar e boné, o câncer de pele á cada vez mais preocupante; - Procure correr com algum amigo (a). Além de fazer sua corrida mais divertida, você afasta a preguiça, visto que um estimula o outro e vice versa; - Procure não correr sozinho (a) em locais muito isolados e com pouca iluminação. Se não tiver opção, preste atenção no policiamento e pergunte sobre a segurança do local; - NUNCA comece uma atividade física sem passar por uma avaliação física e ter a certeza que você esta liberado pra a prática regular (seja ela qual for). Isso dá segurança a você e ao seu professor, que poderá preparar um treino caprichado pra você atingir seus objetivos; - Independente de qual seja a sua atividade física preferida na academia, procure dar uma "fugida" para caminhar ou correr em um lugar agradável. Mudar os hábitos às vezes faz muito bem a saúde! - E não esqueça, pratique sempre atividade física sob a orientação de um profissional capacitado e registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Just Run - Assessoria Esportiva www.justrun.com.br Abraço e até a próxima!!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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