créditos: Bella da Semana

Dica de Atividade Física - Pilates

Neste mês iremos falar um pouco sobre o método Pilates, método este que está crescendo muito no Brasil nos últimos anos e que tem sido visto como a atividade física da "moda" nas academias brasileiras. Muitas das celebridades, como Madonna, atribuem ao Pilates o segredo de sua forma física. Para explicar melhor o que é o método Pilates, conversei com o Fisioterapeuta Fernando Heleno Pereira Crefito 10 - 54.264-F, Professor de Pilates, para que ele nos desse uma noção geral e quem sabe um estimular você, que não agüenta mais as atividades físicas convencionais, a começar uma atividade física diferente e que gera ótimos resultados. O que é o método Pilates ? É um método que foi criado no ano de 1920 por Joseph H. Pilates como uma série de exercícios que visa melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força de forma harmoniosa, sem a hipertrofia muscular. Qual o objetivo do método Pilates ? O objetivo maior do método Pilates é proporcionar ao praticante uma melhora na compreensão do seu corpo, para que possa utilizá-lo de forma mais eficiente no dia-a-dia. Para que tipo de pessoas o método Pilates é indicado? Ele é somente para um grupo específico de pessoa (mulher, homem, obesos, idosos..)? É indicado para indivíduos que tenham como objetivo: - Reabilitação física - Treinamento e condicionamento físico geral e bem-estar; - Diminuição do estresse e fadiga; - Correção dos vícios posturais adotados durante a jornada de trabalho ou outras atividades de vida diária; etc Sendo assim é indicado pra todas as idades, desde que como em qualquer outra atividade física seja feito antes do treinamento uma avaliação física pra saber as reais condições físicas do aluno. Existe contra-indicações ao método Pilates? Pacientes inseguros, com muitas dores , alterações do equilíbrio ou imagem corporal, limitações clínico-cirúrgicas, entre outros casos, devem ser analisadas antes do inicio da pratica. Há certos cuidados, por exemplo, a serem tomados com gestantes, pacientes idosos, convulsivos ou que possuam patologias cardiovasculares instáveis. As crianças, como em qualquer outra atividade devem estar sempre acompanhadas. Na verdade não existem exercícios contra-indicados, existem pessoas contra indicadas a determinados exercícios. Por isso a importância da avaliação física na busca de todas as informações possíveis sobre o praticante. Quais as características das aulas e seus benefícios ? O método Pilates tem como característica aulas supervisionadas por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos (3 alunos por aula), sendo, desta maneira, um trabalho bem personalizado que atende às necessidades de cada indivíduo. Assim, pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Dentre os principais benefícios: - Melhora concentração, coordenação motora e consciência corporal; - Alivia o estresse físico e mental, tensões e fadiga, trazendo mais disposição ao praticante; - Promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio musculares; - Corrige a postura, eliminando maus hábitos e levando ao correto alinhamento corporal; - Revitaliza; - Fortalece a musculatura abdominal; - Melhora o desempenho sexual; - Entre outros. Como são feitos os exercícios? Aparelhos, bolas? O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios (utilizando aparelhos, acessórios ou apenas o chão), e a escolha destes exercícios vai ser de acordo com a necessidade e características de cada indivíduo, com o objetivo de desenvolver e aprimorar o corpo em harmonia, trazendo também equilíbrio na relação corpo x mente. Os exercícios são rítmicos e fluidos, de força e alongamentos, e exigem concentração e controle do corpo e da respiração. Este controle desenvolve-se gradualmente no praticante que em poucas aulas já nota sua própria evolução. É um método conhecido por seus resultados rápidos. O fisioterapeuta, entre outros profissionais, tendo formação de instrutor em pilates, pode atuar nessa área. Quanto tempo leva pra ver os resultados? Assim como nas outras atividades físicas, os resultados vão depender da sua freqüência semanal e de seu esforço, sua alimentação, e segundo o criador do método, Joseph. H Pilates, os resultado aparecem desta maneira: "Você se sentirá melhor em 10 aulas, parecerá melhor em 20 e terá um novo corpo em 30" "Se aos 30 anos você é fraco e encurtado, você é velho, se aos 60 anos você é forte e alongado,você é jovem." Dicas finais: - Não esqueça de sempre procurar profissionais capacitados, pois sua segurança e sua saúde dependem disto; - Procure sempre praticar atividades físicas que você goste, mas tenha consciência que certas atividades físicas são mais indicadas pra determinadas situações, sendo assim mesmo que você não goste muito ela é necessária; - Pratique atividade física regularmente e desenvolva sempre ótimos hábitos alimentares; - O verão ta chegando, e você que não praticou exercícios o ano todo ainda tem tempo de fazer algo de bom para seu corpo, sua mente e sua saúde !! Grande abraço e ate a próxima!!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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