créditos: Bella da Semana

Treinamento em Circuito ou Circuit Training

Um dos maiores objetivos na atividade física é a busca por uma condição física que nos permita viver bem, com saúde e por muito tempo. Mas com a correria dos tempos atuais nem sempre temos tempo para fazer uma atividade física e ficar com a saúde em dia. Mas o que é ser saudável? Não, não estou falando em estar sarado e cheio de músculos, mas de estar realmente com saúde. Não entendeu!? Deixe-me explicar. Na verdade o saudável que estou falando é a capacidade da pessoa de ter um conjunto de valências físicas (força, resistência muscular, condicionamento cardio- respiratório, boa flexibilidade e padrões de gordura corporal dentro do normal) bem desenvolvidas, o suficiente para desenvolver uma boa qualidade de vida e bem estar geral. Se estiver sarado e com um ótimo condicionamento aeróbico e flexibilidade, excelente! Mas se você só tem músculos e não consegue dar uma corrida até a esquina sem ficar com a língua pra fora, tem algo de errado com a sua saúde!! Mas como consigo desenvolver todas estas valências físicas ao mesmo tempo se normalmente não tenho tempo suficiente para treinar em função de minha agenda de trabalho e rotina diária? Simples, isto pode ser conseguido através do Treinamento em circuito ou Circuit training. O Treinamento Circuito tem como principal característica o desenvolvimento de um treinamento que envolve uma seqüência de exercícios feitos com nenhum ou pouco descanso entre eles e que tem como principal característica o desenvolvimento de um grande numero de valências físicas , normalmente em um curto período de tempo. Dessa maneira, você irá treinar a parte da musculação, esteira, alongamentos, abdominais, enfim, tudo que você normalmente faz na sua academia, mas com uma seqüência pré-estabelecida pelo seu professor, que distribuirá estas valências em seqüências, substituindo os intervalos de descanso por outro exercício que trabalhe um grupo muscular ou uma valência diferente da trabalhada antes (na maioria das vezes), fazendo com que o treinamento fique mais dinâmico, com mais motivação, super rápido e com um enorme gasto energético. Dentre as principais vantagens do treinamento em circuito estão: - Trabalha todos os segmentos corporais em uma só sessão, o que pode diminuir o número de vezes na academia; - Boa melhora no condicionamento aeróbico, mesmo para quem não tem tempo de fazer uma esteira, elíptico, bicicleta, etc., visto que a grande movimentação durante o treino, com os descansos sendo ocupados por outros exercícios ou até mesmo pela esteira, faz com que seus batimentos cardíacos se mantenham nos níveis que trazem benefícios à saúde; - A variedade de tipos de programa de treinamento faz com que nunca se transforme em um treinamento monótono, ajudando sempre na motivação; - Possui um alto gasto calórico, ideal pra quem deseja perder peso e baixar o percentual de gordura, isto é, para os treinamentos de perda de peso e definição muscular são muito bons; - O tempo de treino dura, em média, 30 minutos; Para concluir, o treinamento em circuito é uma ótima maneira de fazer uma atividade física de maneira rápida, estimulante e que traz ótimos resultados. Por isso se tempo era sua desculpa para não ir a academia, pode ter certeza de que acharam a solução!! Mantenha-se saudável e pratique atividade física regularmente!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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