créditos: Bella da Semana

Inverno x atividade física

É pessoal, a temperatura já caiu e o inverno ta chegando, hora de se enfiar embaixo das cobertas e esperar o frio passar pra fazer atividade física, certo? Que nada, cada vez mais as pessoas estão abandonando aquela rotina de malhar somente em algumas épocas do ano, pois estão vendo os benefícios da continuidade na saúde e a facilidade de se atingir os benefícios estéticos quando passamos o inverno nos exercitando e chegamos à primavera com todo gás preparados para o verão. Dessa maneira, escrevi algumas dicas para você se manter ativo ou começar a malhar agora no inverno. Uma das maiores dificuldades das pessoas no inverno é sair de casa ou trabalho para chegar à academia, por isso aqui vão algumas dicas: Leve suas roupas de academia para o trabalho em uma mochila, o fato de ter que passar em casa muitas vezes tira a vontade de sair; Combine com um amigo que vai à academia no mesmo horário que você, um vai incentivando o outro e assim a freqüência na academia fica maior; Se estiver cansado pra fazer todo o treino no dia, tente ir à academia e faça apenas a parte do treinamento que você gosta mais ou a que menos gosta, visto que o treinamento de seus pontos fracos hoje faz seus pontos fortes amanha; Programe um horário fixo (aproximado), para não vir com aquela desculpa "daqui a pouco eu vou" ou, para ter mais disciplina, procure um personal trainer, pelo menos nesta época; Chegando à academia, os procedimentos são os mesmos, mas alguns cuidados devem ser tomados na pratica da atividade física no frio, visto que o risco de lesões musculares cresce com a temperatura mais baixa, já que os músculos demoram mais para atingir uma temperatura ideal para o exercício. Aquecer e alongar torna-se ainda mais importante nessa época, por isso: Procure realizar exercícios de pré-aquecimento tais como esteira ou bicicleta. No caso da musculação, faça uma série de cada grupo muscular (pouco peso) para aquecê-lo de maneira localizada. Dessa maneira, você estará aumentando a temperatura corporal, facilitando seu treinamento; Apesar do suor não escorrer, precisamos repor a perda de líquidos também no inverno. Por isso, mantenha a hidratação bebendo durante a atividade física. Não beba só quando sente sede, beba um pouco o tempo todo. Durante o clima frio, grandes quantidades de fluído são exalados na forma de vapor ao mesmo tempo em que há redução do reflexo de sede; Procure não se encher de casacos, mas utilize-os na primeira parte do treinamento. Com o pré-aquecimento e início do treinamento, seu corpo estará aquecido e você poderá colocá-lo de lado. Gorros, bonés e luvas são indicados para esportes ao ar livre; De uma maneira geral, procure vestir o que lhe deixa à vontade, mas procure utilizar roupas leves que facilitem o processo de sudorese, propiciando a troca de calor. Abafar todo o calor nas roupas pode lhe trazer problemas; Procure agasalhar-se novamente após a atividade física. Muitas pessoas ficam doentes por que saem aquecidas e pegam a temperatura fria na rua; O inverno é uma ótima época pra você que pensa em fazer atividade física, seja ela por motivos de saúde, estéticos ou qualquer outra razão. Em função do frio nosso organismo gasta mais energia para nos manter aquecidos e este maior esforço faz com que a queima de calorias seja ainda maior durante a atividade física, o que implica em perda de peso e redução de gordura corporal. Por isso temos duas maneiras de aquecer nosso corpo neste inverno: a primeira é fazendo atividade física pelo menos 3x semana, para manter a forma e ficar mais tranqüilo para comer uma boa refeição depois; a segunda, é ficando em baixo da coberta esperando o inverno passar para readquirir a mesma forma de antes só quando chegar o verão... Pratique atividade física e mantenha-se ativo. Sua saúde agradece!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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