créditos: Bella da Semana

Boxe nas academias.

Quem é que em algum momento do dia a dia não teve a vontade de pegar um saco de pancadas e aliviar todas as tensões do dia a dia? E se além desta possibilidade ainda conseguisse melhorar seu condicionamento físico e entrar em forma? Pensando nisso é que as academias têm aberto cada vez mais espaço para o BOXE.

O objetivo de utilizar o boxe nas academias não é superar os outros alunos e sim aprimorar o condicionamento físico pessoal. Mas não pense que é só chegar e sair dando socos. Para se usufruir dos benefícios do boxe é importante ter o acompanhamento de um profissional que tenha experiência e que saiba ensinar corretamente a técnica correta da luta para prevenir futuras lesões.

Dentre os principais benefícios da pratica do boxe estão:

- Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular;
- Melhora a coordenação motora e a percepção de tempo e espaço;

- Aprimora a coragem e a perseverança da pessoa, melhorando sua auto-estima;

- Tonifica os músculos;

- Diminui a gordura corporal, ajudando na definição muscular em função do alto gasto calórico;

- Faz uma socialização entre alunos, seja nas aulas masculinas, femininas ou mistas;

O boxe trabalha o corpo todo, mas alguns grupos musculares são mais trabalhados como o Tríceps, bíceps, costas, coxas, glúteos e panturrilha. Por isso é importante você compensar com a musculação umas duas vezes na semana para trabalhar outros grupos menos trabalhados. Apesar do boxe nas academias não priorizar o combate, alguns cuidados devem ser tomados, como ter um protetor de boca, bandagens e luvas para proteção dos pulsos e mãos, protetores da cabeça, enfim, quanto maior o contato mais proteção ele utilizará.

No Boxe, você pode ou não ter contato, dependendo do seu objetivo e do tipo de treinamento. O dinamismo das aulas inclue trabalhos de pular corda, bater em sacos de areia (cruzados de esquerda, jabs, ganchos), trabalho de corrida e exercícios localizados (abdominal, apoio, etc..) entre outros. O treinamento pode ser feito individualmente, em duplas ou em conjunto. Os socos são trabalhados durante toda a aula, aperfeiçoando a coordenação, o ritmo, a resistência muscular, a flexibilidade e o condicionamento cardiorrespiratório, além de grande queima calórica. Os resultados aparecerão de acordo com a dedicação e disciplina de cada um, como em qualquer atividade física.

E não ache que só vai encontrar homens, o público feminino tem crescido muito e tomado conta das aulas de boxe, principalmente pela grande fama de queimar gorduras e definir os músculos.

Por isso, não perca tempo. Se você procura um esporte par aliviar as tensões e melhorar sua qualidade de vida no geral, pode ter certeza que o boxe é um deles.

Ótimo treino e procure profissionais que sejam capacitados e registrados no CREF da sua cidade.

Grande abraço e vá à luta!


Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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