créditos: Bella da Semana

Natação

A natação pode ser considerada um dos melhores exercícios nas academias.  Por movimentar todos os músculos do corpo e as articulações, trabalha seu condicionamento cardiorrespiratório e faz você relaxar. É considerada um dos exercícios físicos mais completos.

Os motivos que levam as pessoas a fazerem natação são muitos: estéticos, profiláticos, terapêuticos, competitivos, lúdicos, mas com certeza os benefícios da natação vão muito além disso, visto que a prática freqüente  faz com que estes benefícios sejam trabalhados de maneira conjunta, proporcionando ao indivíduo exercício e prazer, já que é desenvolvido na água, sempre é um lugar de muita diversão.

A natação é um exercício muito técnico, e o conhecimento da sua técnica é importante para uma boa aula. Seus quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) exigem mais do que simplesmente cair na água e sair nadando: exigem atenção e bons professores. O aprendizado errado pode acarretar lesões (principalmente ombro e lombar) que são bem raras quando o exercício é feito corretamente.
Mas não ache que é só diversão. Apesar de lúdico, o treinamento de natação é bem puxado e ótimo pra trazer mudanças no seu corpo, sendo recomendado deixar garrafinhas de água na beira da piscina para hidratação durante a aula; apesar de estar na água, você vai suar e muito.
 
Dentre os principais benefícios estão:

1- Melhora a postura, alongando e fortalecendo os músculos trabalhados;
2- Aumenta a capacidade respiratória;
3- Aumenta a resistência do organismo;
4- Ajuda na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma, bronquite e problemas ortopédicos;
5- Ativa o sistema neuromuscular e desenvolve a coordenação motora;
6- Relaxa e combate o stress;
7- Promove alto gasto calórico e definição muscular;
8 - Não apresenta impacto, o que é ótimo para recuperação de lesões em membros inferiores;

Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas, uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas. No entanto, como em qualquer atividade os cuidados devem ser tomados em função das limitações das pessoas que o praticam. Se você tem alguma limitação, o professor será capaz de identificar e adaptar seu treino para suas necessidades.

A natação, desde que feita já com um nível de condicionamento moderado, pode queimar muitas calorias e ajudar você a desenvolver um corpo bem definido e saudável. Mas, pessoalmente, acho que um trabalho de musculação paralelo é muito importante para compensar alguns músculos menos trabalhados durante sua prática.

Procure bons professores e boa diversão!!
 
Grande abraço e pratique atividade física regularmente!!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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