créditos: Bella da Semana

SUPLEMENTOS – COMO SABER O QUE USAR?

Neste mês abrirei espaço para o texto muito interessante do especialista em suplementação esportiva Ricardo da Luz Santana*, que comentará sobre os tipos de suplementos e como a combinação do treinamento correto e a suplementação podem trazer resultados surpreendentes.

A cena é clássica. O cliente chega no balcão da loja de suplementos e solta a famosa pergunta %u201Cvocê tem alguma coisa pra crescer rápido? É que eu queria dar uma bombada (inchar, na gíria das academias) sabe?%u201D. Então o vendedor pergunta ,entre outras coisas, se o cliente já usa proteína ou algum outro suplemento e ouve: %u201D Já tomei Whey, depois parei e fui pro BCAA, mas não senti nada, então quero algo mais %u2018pancadão%u2019%u201D. Agora, com o verão mais próximo, tem também a famosa: %u201CO que você tem aí que faça perder gordura rápido? Tem algo pra gordura localizada?%u201D

Quando isso acontece o profissional se vê numa situação onde precisa convencer o cliente que por mais que ele queira aquilo, e nada mais, talvez essa não seja a melhor solução, apesar de todas as promessas que esses suplementos específicos trazem consigo.
Primeiro: jamais se deve deixar de lado a suplementação de base. Entende-se como suplementos de base as PROTEÍNAS e/ou os AMINOÁCIDOS, os CARBOIDRATOS, e as VITAMINAS e MINERAIS (sejam separados ou como polivitamínicos). Sem a boa base, nem o suplemento mais miraculoso vai funcionar. É como se você quisesse incrementar uma construção com as melhores ferramentas, mão-de-obra e todo tipo de acabamento, sem fornecer os alicerces e os tijolos. Então, se você quer mais resultados, não é uma questão de troca, mas de uma reavaliação de toda a sua rotina e então, se for o caso, ACRESCENTAR algo.
Segundo. Você paga um preço para chegar a metas mais ambiciosas. E não apenas financeiramente (suplementos de ação específica são mais caros que os básicos). Todo objetivo final é resultado de uma soma de fatores. Quer ganhar músculos sem treinar pesado e comer bem? Quer perder gordura sem fazer uma reeducação alimentar e treinar com dedicação? Não é tão simples. Suplementos específicos fazem, sim, comprovadamente, os efeitos que prometem. Mas para cada efeito final há todo um comportamento de treino e rotina para gerar esse tão esperado resultado.

Terceiro. Todo suplemento de ação específica ou de performance obedece um ciclo, que tem começo, meio e fim. Isso tem que ser respeitado para que o organismo não sature, para que se adapte apropriadamente e sempre possa experimentar novos progressos. Os suplementos de base, por serem antes de tudo NUTRIENTES ESSENCIAIS, são de uso contínuo.

Tendo isso em mente, é só procurar a ajuda de dois profissionais: o seu professor de musculação ou instrutor da modalidade que você pratica ou Personal Trainer e expor o que você tem em mente. E um profissional que trabalhe na área de suplementação para que lhe prescreva o suplemento certo e o modo certo de utilizar.

Seu corpo é uma resposta ao que você exige dele. Mas a qualidade dessa resposta depende do que você o faz ingerir e absorver para que a partir disso ele tenha o melhor resultado possível.

Espero que tenham gostado do texto. E lembre-se, não deixe o seu colega de academia determinar o treino que você vai fazer ou o suplemento que vai tomar. Um erro no treinamento, principalmente no início, pode dificultar seu progresso futuro. Procure um especialista e agradeça pelos resultados depois.

* RICARDO DA LUZ SANTANA CREF 002273-G/S - EMPÓRIO NATURAL BODY WORKS %u2013 CÓRREGO GRANDE 3389-3477

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha