créditos: Bella da Semana

DEFINIÇÃO MUSCULAR NO PROJETO VERÃO

É pessoal, chegando o verão, todos passam a aumentar o ritmo de sua malhação. Até aqueles que passam o ano todo na preguiça acabam arranjando um tempinho pra %u201Ctentar%u201D entrar em forma ou, pelo menos, dar uma melhorada no visual. Sem entrar em méritos como benefícios de saúde e bem estar, que já estamos cansados de saber que são os melhores frutos que você pode colher da atividade física, no verão todos querem estar sarados, rasgados, trincados e mais uma porção de %u201Cados%u201D.
Neste texto darei apenas algumas dicas que, se forem seguidas, ajudarão você a definir sua musculatura (baixar o percentual de gordura) e deixar seus músculos mais aparentes.

Treinamento:
É normal que nesta fase as pessoas acabem se rendendo à parte aeróbica do treinamento, já que para conseguir uma melhor definição muscular, isto é, queimar as gorduras do corpo, você terá que aumentar seu gasto calórico no treinamento e/ou diminuir sua ingestão calórica. O treinamento aeróbico bem orientado traz resultados impressionantes em pouco tempo;
Outra maneira é colocar exercícios de musculação em seqüência, as famosas super-series, drop sets, series intervaladas, circuitos de três ou mais exercícios. Enfim, a lógica de tudo isto é aumentar a intensidade dos exercícios, feitos em seqüência, aumentando a freqüência cardíaca durante o treino e, conseqüentemente, produzindo maior gasto calórico. O resultado? Ótima definição muscular.
Outra dica importante é diminuir os intervalos entre as séries. Ao invés de 1 minuto (intervalo bem normal entre praticantes) faça 45 ou 30 segundos entre as séries. Seu professor saberá o ideal para o seu condicionamento e necessidade.
Priorize exercícios que envolvam grandes grupos musculares, que mexam com vários músculos ao mesmo tempo. Saber escolher os exercícios é uma das coisas mais importantes.

Alimentação:

Lembre-se: você é o que você come! De nada adianta malhar, malhar e malhar e não prestar atenção à alimentação,se seu objetivo for definição ou emagrecimento.
Tente se alimentar de cinco a seis vezes ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Os intervalos das refeições não devem ser superiores a três horas para que se consiga ver os resultados. Comendo em menor volume e maior freqüência, o metabolismo fica mais acelerado, aproveita melhor os nutrientes e elimina os excessos de gordura. Não tem tempo pra comer? Leve pequenos lanches como frutas e coma sem perder muito tempo.
Outra dica importante é tentar cuidar da alimentação no fim de semana também. Se você já cuida a semana inteira, prolongue para o fim de semana. È difícil, claro que é, mas o que você achou que seria faltando um mês e meio para o verão? Lembre-se que estamos falando de mudar o corpo em meses, não em 1 ano. Todo esforço neste período é legal.
Diminuir consideravelmente o consumo de sal, pois retém os líquidos nos compartimentos extracelulares, dificultando a definição.
Utilizar proteínas de alto valor biológico em quantidades normais, evitando as que são acompanhadas de muita gordura como a bovina.
Consumir peixes, carnes brancas e suplementos protéicos.
Ingerir uma quantidade moderada de verduras e frutas para manter o fornecimento de fibras, vitaminas, minerais.

Lembre-se, cuidar da alimentação e fazer a atividade física corretamente o ano todo ainda são os melhores meios para conseguir um corpo bonito e sem efeito %u201Csanfona%u201D. Respeite seus limites e obedeça ao treinamento de seu professor que sabe sua condição física e suas limitações. Bom treinamento!

Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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