créditos: Bella da Semana

Projeto Verão

Canso de falar para os meus alunos que “dentro da academia não chove, não faz frio e, graças a Deus, não falta água”.  Hoje não cola mais esta história de que está muito frio para malhar, pois as academias oferecem muitas opções de atividades físicas para todas as épocas do ano (e também muitas promoções para não perder os clientes).

Se você para de malhar no inverno é porque ainda não sabe (ou faz de conta que não sabe) da importância da atividade física na sua vida. Mas, tudo bem, cada um tem as suas dificuldades e vontades, por isso darei algumas dicas para você deixar a preguiça de lado, levantar o corpo da cadeira e antecipar o seu Projeto Verão.

•    Leve suas roupas de academia para o trabalho em uma mochila. O fato de ter que passar em casa muitas vezes faz com que você perca a vontade de sair de lá depois;
•    Combine de ir à academia com um amigo, assim um incentiva o outro e você pensa duas vezes antes de não ir malhar;
•    Peça para que o seu professor adapte o seu treinamento para exercícios que mantenham sua temperatura corporal elevada como circuitos, super-séries ou bi-sets. Exercícios em sequência deixam você mais aquecido;
•    Se estiver cansado para fazer todo o treino no dia, tente ir à academia mesmo assim e faça um treino mais curto. Lembre-se: qualquer exercício é melhor do que ficar parado;
•    Estabeleça um horário fixo para ir à academia, isso evita desculpas como o famoso “daqui a pouco eu vou”. Para manter mais disciplina procure um personal trainer, pelo menos durante o inverno;
•    Aquecer e alongar são ainda mais importantes nesta época, pois os músculos, tendões e ligamentos precisam de mais tempo para ficar aquecidos. Comece o treino com exercícios aeróbicos, como a bicicleta e a esteira;
•    A reposição de líquidos é muito importante. Mantenha a hidratação bebendo água durante toda a atividade física e não apenas quando sentir sede; 
•    Procure não se encher de casacos, mas utilize-os na primeira parte do treinamento. Com o aquecimento e o início das séries de exercício seu corpo começará a ficar aquecido e você poderá, gradualmente, deixar os casacos de lado. Gorros, bonés e luvas são indicados para esportes ao ar livre;
•    Procure agasalhar-se novamente após a atividade física. Muitas pessoas ficam doentes porque deixam as academias com os corpos aquecidos e entram em contato com a temperatura fria da rua;
•    O inverno é uma das melhores épocas do ano para ganhar massa muscular. Isso acontece porque no frio comemos melhor e em maior quantidade. Sendo assim, uma alimentação saudável e um treinamento forte são ideais neste período;
•    O inverno é um ótimo momento para você iniciar uma atividade física, pois, em função do frio, nosso organismo gasta mais energia para nos manter aquecidos. Esse maior esforço faz com que a queima de calorias seja ainda maior durante a atividade física.




Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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