créditos: Bella da Semana

A importância do café da manhã

Quem nunca ouviu aquela frase "café da manha de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu para manter a saúde"? Por isso falaremos da importância do café da manhã para sua saúde e como uma boa alimentação nesta refeição altera sua disposição, muda seu corpo e traz inúmeros benefícios para a sua saúde.

Não importa qual é o seu objetivo na academia (hipertrofia muscular, definição, perda de peso, condicionamento físico geral, etc.), todo resultado só aparece de verdade se você começar o dia com um bom café da manhã. Claro que não estamos falando de um café da manhã dos sonhos, com calma e sem pressa (se puder, ótimo!!), mas de quebrar o jejum noturno com algum alimento que lhe forneça energia para o começo do dia, de maneira prática e rápida.  Isso porque essa energia (glicose) acaba no decorrer da noite, e o organismo passa a utilizar o glicogênio armazenado em outros locais do corpo, como os seus músculos.

Mesmo durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas. Por isso, ao acordar, é necessário repor a energia gasta para cumprir as tarefas do dia. Isso significa que o café da manhã fornecerá carboidratos, entre outros nutrientes, influenciando diretamente no seu rendimento.

Falando de maneira simples é o seguinte: quanto mais tempo você ficar sem comer, mais tempo seus músculos estarão sendo destruídos e seu corpo ficando mais flácido. Sendo assim, você deve repor seus estoques para garantir energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer. 

As pessoas devem ter o hábito de tomar o café da manhã. Se você não come nada, acaba se superalimentando no almoço, exagerando em gorduras e frituras e fica com aquela sensação de "estar cheio", sem disposição e cansado. Não adianta, quanto mais tempo você fica sem comer, menos seletivo você fica, isto é, quando você está com muita fome, você abre a geladeira e pega qualquer coisa. Já quando está bem alimentado, você pára, pensa e escolhe algo saudável. Ou vai dizer que você nunca chegou em casa tão faminto comeu até o que não gosta pra matar a fome?

Então, as dicas finais são:

•    Faça uma alimentação rápida e prática, com pães integrais, frutas, iogurtes, cereais, etc. Alimentos que mantenham sua disposição na primeira parte do dia, fazendo com que você se sinta com energia e saudável;
•    Procure alimentar-se pelo menos seis vezes ao dia. Comer menos e com mais frequencia é a maior descoberta para uma alimentação saudável;
•    Com mais disposição você consegue treinar melhor e seu rendimento aumenta, fazendo com que seus resultados sejam muito melhores;
•    Lembre-se que o que você comer durante o dia tem menor chance de ser armazenado, pois o seu corpo gasta energia para se manter vivo. Já à noite acontece o contrário... Se você chegar à noite e comer o que não comeu o dia inteiro, você vai deitar e armazenar tudo, pois já não gastará mais tanta caloria;
•    Antes do treino faça um lanche leve, não adianta se encher de comida, você vai passar mal e ficar indisposto, e não é isso o que queremos, certo?
•    Procure evitar consumir gorduras e frituras e procure ter uma alimentação equilibrada. Não esqueça: o resultado de seu treinamento físico depende 65% do que você come;
•    Um amigo meu sempre fala "Aos 18 anos você tem o corpo que a natureza deu a você... Aos 40 você tem o que corpo que merece". Então faça por merecer e mantenha um corpo saudável!




Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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