créditos: Bella da Semana

Agachamento: herói ou vilão?

Toda pessoa que treina com seriedade na academia sabe o valor que o agachamento tem na sua rotina de treinamento e acredito que todos os profissionais que trabalham com musculação deveriam pensar o mesmo. Mas não é o agachamento o principal responsável pelos problemas de joelho? Muitas vezes assim parece. As pessoas fazem mil coisas a vida inteira, jogam futebol, vôlei, praticam corrida e sobrecarregam o joelho de mil maneiras, e a culpa muitas vezes é do agachamento.

O agachamento é um dos exercícios mais completos que existem. A quantidade de músculos que ele trabalha, principalmente da coxa, glúteo e quadril faz com ele seja um dos principais exercícios na lista dos esportes que exigem força muscular. Nos últimos anos ou mesmo nas últimas décadas, o agachamento passou a fazer parte do mundo das academias, visto que os alunos, em busca de melhores resultados, queriam algo que funcionasse e desse ótimos resultados. Com o aumento do número de pessoas fazendo agachamento, seria normal que complicações aparecessem. Acredito que existam dois grandes problemas:

•     Má execução da técnica do exercício;
•     Utilização do exercício em pessoas que não estão preparadas para fazê-lo.

O agachamento não é um exercício complexo, mas uma técnica correta é a única maneira de alcançar resultados e não ter prejuízos. O movimento de agachar pode ser feito até 45 graus, 90 graus ou agachamento completo. Isto mesmo, agachamento completo! Nessas horas, muitos podem falar "mas eu li que agachamento completo prejudica os joelhos e que só se deve trabalhar até, no máximo, 90 graus". A grande questão é: quem deve fazer até 90 graus e quem deve fazer completo?

Nunca me esqueci de uma frase que ouvi no começo da faculdade, do Dr. José Maria Santarém, médico especialista em musculação: "Não existem exercícios contra-indicados, mas pessoas contra-indicadas a determinados exercícios". Assim como Dr. Santarém, também acredito que, desde que a pessoa esteja preparada e bem condicionada, o agachamento pode ser incluído no seu treino. Ele é o melhor exercício para trabalhar os músculos da coxa, glúteos e quadril, sem falar em outros músculos do corpo que são fortalecidos no movimento. Por isso é chamado de exercício básico, pois trabalha com quase todos os músculos do corpo, principalmente as pernas.

Cansei de trabalhar e ainda trabalho com exercícios de agachamento para diferentes objetivos na academia, desde pessoas que visam à melhora na aparência do corpo a pessoas que tem como objetivo o fator competitivo – e conseguem resultados fantásticos de força e estética. Há também idosos com objetivos funcionais, que tem no agachamento uma maneira de melhorar sua vida e ganhar independência, visto que levantar de cadeiras, da cama e sair do carro são algumas das maiores dificuldades trazidas com o passar dos anos – e elas nada mais são do que agachar e levantar. A grande diferença é que, apesar de os dois serem agachamentos, são feitos com dificuldades, técnicas e amplitudes diferentes.

Ninguém precisa começar a fazer agachamento com barra nas costas. Pode se começar segurando halteres, anilhas ou com o peso livre do corpo.  A dificuldade vai sendo colocada aos poucos, como qualquer coisa na vida. Desde que bem executado, o agachamento só vai lhe trazer benefícios.

Acredito que o bom senso é o melhor parâmetro do professor para saber para quem ele deve recomendar o exercício. Muitos mitos são criados e bons exercícios são deixados de lado, pois são mal executados e proibidos por pessoas que muitas vezes nunca entraram em uma sala de musculação e não entendem que alguns exercícios de vilões não tem nada – bem pelo contrário, salvam a vida de muitas pessoas, dando-lhes auto-estima, força e um corpo saudável para desfrutar da vida. O agachamento com certeza é um HERÓI.



Prof. Felipe Silveira Soncini - 002344/g – sc


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