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Crossfit

Entre em forma com o treinamento desenvolvido pela SWAT, Sea Navyl, lutadores, jogadores de rugby etc! Chegou no Brasil há pouco tempo um novo conceito de treinamento, no qual as pessoas estão preocupadas com seu nível real de condicionamento físico  - e não apenas com a aparência e o desejo de ´ficar em forma´. Neste novo treinamento, isso será uma consequência do trabalho desenvolvido e não o foco inicial.

Há pessoas que já perceberam que a melhor maneira de ´estar em forma e pronto para o verão´  é realmente estar com um bom nível de condicionamento físico, e não apenas ter a famosa barriga ´tanquinho´. Esse novo conceito é chamado Crossfit.

A preparação física da Crossfit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como a SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

A Crossfit tem um slogan legal e bem geral, que diz: nossa especialidade é não sermos especializados. No caso deles, sobrevivência, combate, muitos esportes e até a própria vida dependem desse tipo de condicionamento e, em geral, segrega os especialistas. Então devemos treinar para sermos o melhor possível nos mais variados tipos de proezas físicas, ao invés de irmos ao extremo em apenas uma ou duas aptidões, como no caso do uso de força ou resistência.

Ou seja, na Crossfit você é preparado para pedalar, correr, nadar e remar em curta, média ou longa durações - o que garante que você trabalhe em todas vias metabólicas, não deixando nada de lado. O resultado final do treinamento é justamente estar acima da média quando o assunto é condicionamento físico e, consequentemente, acima da média em saúde e qualidade de vida. Quando você for bater bola com os amigos, andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado ou pegar seu filho no colo, por exemplo, você vai sentir que rende mais e acabar vivendo sua vida de uma maneira melhor e mais proveitosa.

Você pode praticar a nova modalidade independente de idade, condicionamento ou experiência. O mesmo tipo de treinamento é dado para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Adapta-se a carga e a intensidade, mas não há mudanças no programa em si. Aliado a uma boa alimentação, seu programa de resultados e sucesso está pronto!



Conceito
A preparação física da Crossfit usa três conceitos para avaliar e chegar ao  condicionamento físico. Cada um é baseado em uma área diferente da fisiologia e do treinamento desportivo.

A repetição  de padrão de treinamento, tipo de exercício e padrão de movimento leva o ´ser´ a se adaptar, o que vai totalmente contra a ideia do ´ready state´, ou seja, estar preparado para qualquer evento a qualquer momento da sua vida diária.

O primeiro conceito  é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas: 

  •     resistência cardiorrespiratória,
  •     resistência muscular,
  •     força,
  •     flexibilidade,
  •     potência,
  •     velocidade,
  •     coordenação,
  •     agilidade,
  •     equilíbrio,
  •     precisão. 

Quanto mais competente em cada uma delas, mais condicionado você está. Ou seja, um bom programa de treinamento deve conter exercícios que desenvolvam cada uma dessas aptidões físicas -  não necessariamente em um programa. Tudo irá depender da periodização feita pelos professores graduados pela Crossfit.

O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória: poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Utiliza-se de exercícios funcionais feitos em relativa alta intensidade e constantemente variados.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física. A primeira é responsável pelas atividades de maior potência e dura aproximadamente 10 segundos (correr para pegar o ônibus, por exemplo); a segunda rege as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos (empurrar o carro quebrado por alguns metros); já a terceira via  é responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em nosso corpo e nos permite executar atividades de baixa potência porém de média e longa duração (caminhar na praia ou trilhas).



Como começar o treino
Primeiramente entre no site da Crossfit Brasil . Lá você vai encontrar todas as informações necessárias sobre a modalidade e poderá tirar suas dúvidas e entrar em contato com professores graduados através de e-mails.

Minha dica é: comece com o treino indicado para iniciantes. Eu recomendaria treinar 3 vezes na semana com 1 dia de descanso entre os treinos. Conforme o seu condicionamento aumenta, faça 2 treinos consecutivos para 1 dia de descanso. Para os avançados, 3 treinos para 1 dia de descanso.

Caso tenha dúvida da nomenclatura ou execução, jogue no YouTube. Lá você encontrará tudo o que precisa. Se preferir, entre em contato com os professores credenciados. Lembre-se sempre de falar com algum profissional da área e esteja ciente de seu estado de saúde antes de coemçar qualquer exercício que exija demais do seu corpo.


Boa sorte nessa nova jornada!



Cristian Cruz


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