créditos: Bella da Semana

Seu corpo seu maior bem

Cuidar do corpo é um ato de inteligência! Para muitas pessoas, infelizmente, cuidar do corpo é um ato de pura vaidade e perda de tempo. Esse tipo de pensamento surgiu numa época onde as pessoas que malhavam tinham somente objetivos estéticos. Raríssimas pesquisas eram realizadas com o intuito de se verificar os benefícios da pratica de exercícios físicos para promoção da saúde. Assim, malhar, era um ato praticado por pessoas alienadas, narcisistas, que só se preocupavam com a sua aparência estética, eram consideradas pessoas com uma bela "casca", mas sem conteúdo. Hoje cuidar do corpo passou a ser sinônimo de inteligência, pois as pessoas que cuidam do seu corpo, não somente através da pratica de exercícios físicos regulares, mas também com qualidade na alimentação, qualidade no sono, sem tabagismo, sem exageros na ingesta de bebidas alcoólicas ou uso de drogas, são pessoas que produzem mais, são mais dispostas, adoecem menos e possuem auto-estima elevada. O fanatismo não é bem vindo em nenhum segmento de nossas vidas. Muitas vezes, por trás do fanatismo, pode se esconder um problema de ordem emocional. O fanático por exercícios físicos, assim como o sedentário, também prejudica sua saúde. O excesso de exercícios físicos não é benéfico a saúde em nenhuma fase da vida, sendo, inclusive, muito criticado as exigências empregadas aos atletas de alto nível. Esse tipo de compulsão deve ser tratado como qualquer outra. A compulsão por exercícios físicos está muito comum na adolescência, incentivada pelos modelos de beleza impostos pela mídia. Querer se destacar socialmente a qualquer preço, em função de sua beleza física pode acarretar em sérios problemas de saúde, como lesões importantes, problemas cardíacos, anorexia, bulimia, entre outros. Existe, também, os compulsivos por sofá. Para aquela turma que não quer nada com atividade física recomendo um envolvimento gradativo com esta pratica. Um dos erros das academias é impor um ritmo muito forte a este grupo, principalmente nos primeiros dias, pois o desgaste durante o exercício e as dores que surgem no dia seguinte em função do exagero são extremante desmotivantes. Para começar, caminhadas e alongamentos leves em dias alternados já trazem enormes benefícios. O que trás benefícios é a regularidade. Se você não morre de amor pelos exercícios não adianta se enfiar num programa de cinco vezes por semana. Três vezes por semana, mas sempre, é muito mais interessante. Assim que deve ser, cada um no seu ritmo, respeitando suas limitações, para colher os benefícios desse verdadeiro elixir que é a pratica de exercícios regulares. Seu corpo é o seu maior bem! Se ele não está bem você não pode usufruir de nenhum outro bem que você dispõe. Muitas pessoas dão mais atenção ao bem estar de seu automóvel, moto, lancha etc., do que ao seu corpo. Cuidados ao iniciar um programa de exercícios também são importantes, como passar por uma avaliação médica, procurar uma academia de qualidade com professores formados, que realize avaliação física. Obter informações sobre alimentação, hidratação e vestimenta correta para a pratica que você pretende segui também é fundamental. Comece já! Não deixe para segunda-feira, seu maior bem agradece!!

Flavio Sobierajski


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