créditos: Bella da Semana

Atletas de Final de Semana

A vida corrida acaba deixando pouco tempo para as pessoas cuidarem de si mesmas. Possuímos o tempo totalmente cronometrado e achar aquele tempinho para praticarmos nosso esporte preferido fica cada vez mais difícil. A saída, para a esmagadora maioria, é praticar o seu esporte preferido aos finais de semana, aonde se tenta dar o máximo neste dia, tentamos ser o goleador da partida, fazer mais pontos de saque, conseguir correr mais rápido ou mais longe. Este tipo de pratica, aparentemente inofensiva, possui estatísticas nada interessantes do ponto de vista da saúde. O Dr. Moisés Cohen, chefe do centro de traumatologia do esporte da Unifesp, relata que mais de 50% dos atendimentos de consultório de médicos ligados ao esporte são conseqüentes de exercícios mal realizados ou praticados em excesso. Pode parecer estranho, mas lesões osteomusculares não são as piores conseqüências desta pratica comum entre nós urbanos. Os malefícios associados a praticas equivocadas vão desde de dores musculares que surgem no dia seguinte até lesões graves e ataques fulminantes do coração, sendo o risco aumentado em indivíduos que se enquadram nos grupos de risco, obesos, hipertensos, fumantes, cardiopatas, diabéticos etc. Quando se pratica qualquer atividade física uma vez por semana o cuidado com está pratica deve ser redobrado, comparado com os praticantes que são mais regulares. Quando você mantém uma regularidade ocorrem alterações fisiológicas tornando o organismo mais preparado para suportar esses estímulos. Não existindo uma regularidade, essas alterações não são mantidas e cada vez que se pratica a atividade o corpo sofre um stress, na maioria das vezes acima dos níveis de segurança. Portanto, a sobrecarga imposta ao nosso corpo deve ser crescente e gradativa e bem distribuídas durante os dias da semana. O comum é observarmos entre as pessoas que não possuem tempo durante a semana tentarem realizar tudo num único dia pagando, na maioria das vezes sem saber, um preço muito alto por isso. Quem pratica exercícios uma vez por semana pode continuar praticando com o intuito de relaxar, realizando com uma intensidade baixa, não exigindo de si mesmo resultados expressivos sejam eles qual forem. Devem prestar atenção aos sinais que o corpo emite, de sede, cansaço, dores etc.

Flavio Sobierajski


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